Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Internacionalização de posts

Olá! Acabei de fazer os cursos de WordPress e tenho algumas dúvidas que vou dividir em 3 tópicos para evitar que alguma fique sem resposta. Neste primeiro, segue a questão mais importante que preciso resolver para meu projeto pessoal.

1. Os procedimentos básicos para fazer a internacionalização do site com relação ao menu e às páginas estáticas foram abordados a contento. Agora, como proceder para disponibilizar os POSTS propriamente ditos em diversos idiomas?

Pergunto porque meu principal objetivo em fazer este curso é publicar os textos que escrevo de maneira organizada. Eu escrevo originalmente em inglês, com posterior tradução para português, mas isso deixa meu site atual muito confuso. Então, idealmente, eu gostaria que quando o idioma “inglês” estivesse selecionado, apenas os textos em inglês aparecessem na página de posts – o mesmo raciocínio se aplicando para quando o idioma “português” estiver selecionado. Consegui criar menus específicos para cada idioma, que mudam de acordo com a seleção, mas, até onde eu sei, não é possível adicionar duas páginas de post (uma onde eu colocaria somente os posts em inglês; outra onde eu colocaria somente os posts em português). Vocês têm sugestões de como implementar essa possibilidade?

Desde já, agradeço.

2 respostas

Boa!o teu projeto pessoal vai ser apenas para estudos ou vai colocar no ar para fins profissionais mesmo?

Se for profissional, indico que você pague por puglins, pois os pagos costumam ter mais opções e funcionar melhor tbm. Mas vamos pras sugestões:

Plugins de Multilíngue (WPML ou Polylang) Os plugins de multilíngue são soluções completas e bastante populares para WordPress. Com eles, você pode gerenciar conteúdo em diferentes idiomas de forma organizada e separar posts por idioma.

• WPML (WordPress Multilingual Plugin): Permite que você crie e gerencie traduções de posts e páginas facilmente. Ele cria uma versão duplicada do post em diferentes idiomas e organiza as publicações de acordo com o idioma selecionado no front-end. Para cada post, você pode configurar a tradução em português e inglês, e o usuário verá apenas os posts no idioma escolhido.

• Polylang: É uma alternativa gratuita ao WPML e funciona de forma semelhante. Ele permite que você assigne posts a diferentes idiomas e crie menus dinâmicos que se adaptam à língua selecionada.

Ou:

1. Categorias de Idiomas Outra abordagem é usar categorias específicas para idiomas. Por exemplo:
    • Crie uma categoria "Inglês" para posts em inglês e uma categoria "Português" para posts em português.
    • Configure o WordPress para exibir na página de posts apenas as categorias associadas ao idioma escolhido. Isso pode ser feito com customizações no código do seu tema (usando templates de categoria ou category.php), ou através de plugins que limitam a exibição de categorias dependendo da seleção do idioma.

Abs.

solução!

Olá "Estudante" (adoraria saber seu nome para agradecê-lo(a) apropriadamente.

É um projeto que colocarei no ar por hobby, mas quero que tenha um funcionamento profissional.

Obrigada pelas suas sugestões. Eu fiquei hesitante em criar categorias porque, conceitualmente falando, o idioma de um post é apenas uma propriedade dele; não uma categoria na qual gostaria de classificá-lo.

Fiquei pensando, no entanto, na sua sugestão de usar o Polylang, que, além de gratuito, é um plugin já incorporado ao projeto proposto no curso. Dei uma olhada nas configurações e rapidamente encontrei como associar cada post a um idioma. Um problema persistia: como "filtrar" os posts de acordo com o idioma selecionado. Observei que os posts que havia configurado em inglês "desapareceram" da página de blogs. Quer dizer, em português, estavam filtrados. Mas como filtrar em inglês? Pesquisei na Internet e a única solução que encontrei foi de fato essa de criar categorias, que não era o que eu queria. Resumindo um bom tempo de raciocínio, passando pela seção de Páginas, observei que tinha a opção de adicionar a página de posts nos outros idiomas do site, semelhantemente ao que foi feito com as páginas estáticas. Adicionei as páginas de posts, atualizei os respectivos menus e voilà! Perfeito! Era exatamente o que eu queria – e foi a partir da sua dica que consegui chegar a essa solução. Muitíssimo obrigada!

Deixo abaixo os screenshots para caso mais alguém tenha essa mesma necessidade. E para a equipe da Alura fica a sugestão de atualizar o material do curso com esse conteúdo. Afinal, quem quer internacionalizar páginas quer ter não apenas o menu e páginas estáticas em diversos idiomas, mas sobretudo as postagens propriamente ditas.

Screenshot mostrando como criar páginas de posts para cada idioma