1
resposta

Integrando um projeto Django a uma API construida com Django Rest Framework

Olá galera, tudo bem?

Estou tendo umas dificuldades aqui, com o consumo de uma api no Django.

Fiz a maioria dos cursos de Django e os de Django Rest Framework, o que estou tentando fazer é desenvolver uma aplicação com Django com formulários em html e tals, e quero consumir um banco de dados via API, já contruí minha API, fiz o deploy no Heroku, adicionei um banco de dados MySql, agora queria saber qual a forma correta de usar a api dentro do Django (Front).

Alguem poderia me indicar algum conteúdo?

1 resposta

Olá Euristenede, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em lhe responder.

Uma aplicação Web, é composta de algumas partes, dentre elas, o Frontend e o Backend. O Frontend é relacionado a estética do site e para isso, usaremos ferramentas como HTML, CSS & Javascript. Já o Backend, é responsável por fazer de fato o site funcionar por debaixo dos panos, então, ao clicar em enviar um formulário por exemplo, é trabalho do Backend receber os dados desse formulário e também, disponibilizar dados para o site, e nesse sentido, temos o Django e o Django Rest Framework, um framework BackEnd.

Partindo desse pressuposto, para consumir dados de uma API feita em Django do lado do Frontend, é necessário utilizar recursos JavaScript para tal, onde o JavaScript irá solicitar os recursos no endereço da sua API e disponibilizar esses dados para a aplicação HTML.

Segue abaixo um exemplo em código de como é um consumo de uma API em Javascript:

fetch('ENDEREÇO DA SUA API DJANGO')
  .then(response => response.json())
  .then(data => console.log(data))
  .catch(err => console.log(err));

Aqui na Alura, não temos um curso específico de interligação do Django com o Frontend, no entanto, temos alguns cursos que irão ensinar a consumir e integrar uma aplicação Frontend com uma API, independente se a mesma foi feita em Django ou outra linguagem - o principal assunto tratado é o como consumir os dados de uma API, deixo como recomendação os cursos citados abaixo:

Com esses materiais, você conseguirá consumir os dados de uma API do lado do Frontend.

No entanto, caso esteja trabalhando com o frontend, dentro da própria aplicação Django através da pasta de templates, para consumir os dados da API, será necessário usar a biblioteca requests do Python para captura dos dados e no artigo Consumindo API Rest no aplicativo da Web Django será apresentado mais detalhes sobre isso. O conteúdo deste artigo está em inglês, o uso da língua inglesa é bem comum na área de tecnologia, mas não se preocupe, caso não tenha afinidade com essa linguagem, recomendo que utilize o tradutor do navegador para uma melhor compressão.

Fico à disposição em caso de dúvidas.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!