Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Insights e contemplação. Alguma correlação?

A aula sobre o modo focado e difuso foi sensacional.

É como se, no modo focado, fazemos o esforço de puxar o conhecimento para perto e colocá-lo em contato com a nossa pele e, no modo difuso, esse conhecimento é então, sem esforço, absorvido e internalizado.
Em outras palavras, é como se o modo focado fosse um modo mais tensionado e o modo difuso fosse um modo mais relaxado.
Para quem gosta de academia, concorda que o resultado do treino nos músculos acontece quando eles estão descansando?
Ou seja, o que dá resultado é um equilíbrio entre esses modos.

Para mim, contemplar a natureza é uma excelente forma de ativar o modo difuso. Contemplando, sem expectativas, relaxada, de repente, começam a vir os insights e as assimilações do que foi carregado antes pelo modo focado.

Mais alguém gosta de contemplar e também vive esse processo?

2 respostas
solução!

Oi, Leticia!
Adorei sua analogia com o treino na academia — fez muito sentido! Realmente, a gente costuma valorizar só o esforço direto, mas esquecemos que o descanso e a contemplação também são partes essenciais do aprendizado.

Eu também sinto isso quando estou caminhando ou simplesmente olhando o céu no fim do dia. Parece que as ideias vão se organizando sozinhas, sem pressão. Às vezes, um problema que parecia complicado clareia do nada. Acho que o segredo está mesmo nesse equilíbrio entre o foco e o relaxamento.

Obrigado por compartilhar essa reflexão

Exatamente Thiago. Obrigada também por compartilhar sua reflexão!