Adotar uma abordagem menos "verbosa" pode deixar meu arquivo mais leve, ou a diferença é pequena?
A principal diferença seria a quantidade de trabalho e talvez maior probabilidade ao erro de sintaxe?
Obrigado!
Adotar uma abordagem menos "verbosa" pode deixar meu arquivo mais leve, ou a diferença é pequena?
A principal diferença seria a quantidade de trabalho e talvez maior probabilidade ao erro de sintaxe?
Obrigado!
Boa tarde Gustavo,
Isso depende de quantos usuários a sua aplicação tem. Quando digitamos o endereço de um site no navegador temos que fazer o download de todos os arquivos que aquele site precisa (HTML, CSS, javascript, imagens, etc).
Se o seu site / sistema tem poucos usuários significa que há poucas requisições de download vindo para o nosso servidor, logo nosso servidor consegue fornecer uma boa velocidade de download nesses arquivos para os nossos usuários, mesmo que esses arquivos não estejam 100% otimizados.
Quanto mais aumenta o nosso número de usuário mais aumenta a concorrência para baixar os arquivos do servidor, até chegar um ponto que o site demora para carregar, nessa hora (ou antes disso) começam a ser aplicadas medidas para diminuir o tamanho dos arquivos e assim nossos usuários baixarem esses arquivos mais rápido.
Os recursos mais pesados de um site são nessa ordem, vídeos, imagens e código. Depois de migrar os vídeos da página para uma plataforma como youtube ou vimeo e diminuir a qualidade das imagens inicia-se melhorias no código para ganho de performance. Quanto menor um arquivo de código mais rápido ele vai ser baixado, porém como eu disse isso só faz diferença em sites com um número de acessos muito grande.
Neste momento recomendo que você escreva seu código pensando em legibilidade, uma grande qualidade entre desenvolvedores é escrever código que outras pessoas sejam capazes de entender, portanto não se preocupe muito com a performance do código agora, a Alura tem 2 cursos focados em performance web que você pode fazer depois.
Abraços