Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Injeção de Dependência: Criação de Beans no XML.

Na aula 8. Injeção de Dependência do curso de Spring, o instrutor configura o bean Datasource no XML sem grandes explicações, o que me trouxe mais dúvidas do que respostas. Em quais circunstâncias devo configurar um bean no XML em vez de anotations? Como o Spring sabe qual classe deve ser instanciada quando o bean é definido no XML? Como a classe instanciada lê os parâmetros do XML? Quais os parâmetros são obrigatórios nesse XML? Se eu quiser criar uma classe que leia parâmetros do XML, como faço? Fiquei frustrado com relação a configuração de beans via XML, essa aula cria um mas não explica quase nada. Tem alguma outra aula/curso que deixe essas questões mais claras?

2 respostas
solução!

Oi David,

usando aquele datasource vc configura no XML uma biblioteca externa. Ou seja, vc não tem o código fonte dessa biblioteca para botar uma anotação na classe. O XML serve para esse tipo de configurações, ok?

No outro lado, as anotações como @Controller ou @Repository vc usa para configurar as suas classes. Tbm seria possível usar o XML mas é muito mais trabalhos e ninguém faz mais hoje em dia.

Há mais uma forma de configurar os Spring, programaticamente. Nesse caso vc configura a datasource a partir de chamadas de métodos java.

Temos mais dois treinamentos sobre o Spring na Alura que mostram como funciona a forma programática. Seguem os links:

https://www.alura.com.br/course/spring-mvc-1-criando-aplicacoes-web https://www.alura.com.br/course/springmvc-2-integracao-cache-seguranca-e-templates

Aconselho primeiro termina o treinamento atual antes de começar os outros do Spring.

E David, estamos aqui para sanar exatamente essas duvidas :)

abs

Oi David, vc está ainda com duvida? Podemos fechar esse topico?

Escrevo tbm para avisar que estamos criando um novo treinamento sobre JPA avançado. Nesse vamos abordar direitinho a questão do datasource e pool, ok? o treinamento deve sair em Janeiro.

abs