Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Inclusão e exclusão de dados na tabela

Olá!

Estou tentando fazer uma página, parecida com a da "Aparecida Nutrição" que fizemos no curso, onde eu teria algumas tabelas, com alguns dados. O que eu gostaria de saber, é se é possível "salvar" esses dados que são inseridos na tabela? Ex: Inseri um novo cliente, quero que esses dados fiquem salvos e eu possa acessar depois, através de algum relatório ou algo do tipo.

E também se é possível excluir permanentemente algum dado da tabela, sem que seja só até atualizar a página?

Eu consigo fazer isso só com javascript, ou tenho que utilizar alguma linguagem de banco de dados, tipo o PHP?

3 respostas
solução!

E aí, Camila!

Essas coisas que você quer fazer são realizadas no que chamamos de back-end, ou seja, todo o processamento que é feito no servidor.

JavaScript puro é uma linguagem front-end, ou seja, tudo é feito no cliente, em outras palavras, no seu navegador. É por isso que nada é excluído permanentemente, pois se você excluir no seu navegador, ao atualizar a página o servidor manda os dados novamente.

PHP não é uma linguagem de banco de dados, é uma linguagem que pode utilizar banco de dados. O JavaScript também pode fazer isso, mas como ele é front-end, essa prática acaba se tornando uma grande falha de segurança (você não quer os dados de acesso do seu banco disponíveis no console do navegador, quer?).

É possível utilizar o próprio JavaScript para salvar esses dados com segurança através do Node.js que, explicando bem superficialmente, é uma versão do JavaScript que roda no back-end.

Você pode salvar esses dados em MySQL, que é a linguagem de bancos de dados mais comum da web e acessar esse banco com qualquer linguagem back-end, o que inclui o PHP que você citou, mas também o próprio JavaScript com Node.js ou mesmo Java, Python, etc.

Como você está estudando JavaScript, recomendo que se familiarize com a linguagem antes de começar a se aventurar no Node.js. Você pode até brincar um pouco com bancos de dados direto pelo front-end só pra ver como a coisa funciona, mas mantendo em mente que o mais seguro é fazer isso no back-end.

Aqui na Alura você encontra cursos pra todas essas linguagens que citei, mas recomendo que continue explorando o JavaScript e conheça o PHP com MySQL.

Espero que tenha esclarecido. Bons estudos!

Oi Camila, isso é feito nos cursos avançados de javascript, você vai aprender a usar o banco de dados do próprio navegador, o IndexedDB.

O exemplo de aplicação será outro, mas você vai conseguir aplicar exatamente essas questões.

Obrigada pela ajuda pessoal, estou começando na área agora e vocês me ajudaram bastante!