Após realizar os dois cursos de logica de programação me deparei com a ideia de um dos alunos aqui no forum de realizar um prompt para que o jogador defina uma dificuldade do jogo e imaginei em criar a mesma ideia no joguinho, apesar disso por ter files distintos para os carros e o sketch (onde apresentaria as mensagens iniciais para definicação da dificuldade) acabei me rendendo a deixar os codigos dos carros na propria parte do sketch para que a seguinte logica funcionasse:
//dificuldades
let a = "facil"
let b = "medio"
let c = "dificil"
function setup() {
createCanvas(500, 400);
somDaTrilha.loop();
function escolheNivel(){
dificuldade = prompt("Qual o Nível você deseja: facil, medio ou dificil");
return(dificuldade);
}
escolheNivel();
if(dificuldade == a || dificuldade == b || dificuldade == c){
alert('Comece o Jogo! ');
} else {
alert('você digitou errado, deve ser tudo minúsculo e sem acento, digite novamente: ');
escolheNivel();
}
if(dificuldade == a ){
return velocidadeCarros = [5, 4, 3, 3, 2.5, 3];;
}
else if(dificuldade == b){
return velocidadeCarros = [7, 6.5, 5.8, 6, 5.5, 4.8];;
}
else if(dificuldade == c){
return velocidadeCarros = [12, 10, 9, 7.5, 6.5, 7];;
}
}
function draw() {
background(imagemDaEstrada);
mostraAtor();
mostraCarro();
movimentaCarro();
movimentaAtor();
voltaPosicaoInicialDoCarro();
passouTodaATela();
verificaColisao();
incluiPontos();
marcaPonto();
}
//código dos carros
let xCarros = [600, 600, 600, 600, 600, 600];
let yCarros = [40, 96, 150, 210, 265, 318];
let comprimentoCarro = 50;
let alturaCarro = 40;
function mostraCarro(){
for(let i = 0; i < imagemCarros.length; i++){
image(imagemCarros[i], xCarros[i], yCarros[i], comprimentoCarro, alturaCarro);
}
}
function movimentaCarro(){
for(let i = 0; i < imagemCarros.length; i++){
xCarros[i] -= velocidadeCarros[i];
}
}
function voltaPosicaoInicialDoCarro(){
for(let i = 0; i < imagemCarros.length; i++){
if (passouTodaATela(xCarros[i])){
xCarros[i] = 600;
}
}
}
function passouTodaATela(xCarro){
return xCarro < -50
}
Ai vem a dúvida, haveria alguma maneira simples de permanecer com as considerações e codigos relacionados ao carro num file carros.js e utilizar as variaveis de velocidadeCarros caso elas estejam no sketch nesse exemplo?