Após realizar os dois cursos de logica de programação me deparei com a ideia de um dos alunos aqui no forum de realizar um prompt para que o jogador defina uma dificuldade do jogo e imaginei em criar a mesma ideia no joguinho, apesar disso por ter files distintos para os carros e o sketch (onde apresentaria as mensagens iniciais para definicação da dificuldade) acabei me rendendo a deixar os codigos dos carros na propria parte do sketch para que a seguinte logica funcionasse:
//dificuldades
let a = "facil"
let b = "medio"
let c = "dificil"
function setup() {
  createCanvas(500, 400);
  somDaTrilha.loop();
      function escolheNivel(){
        dificuldade = prompt("Qual o Nível você deseja: facil, medio ou dificil");
        return(dificuldade);
    }
    escolheNivel();
    if(dificuldade == a || dificuldade == b || dificuldade == c){
        alert('Comece o Jogo! ');
    } else {
        alert('você digitou errado, deve ser tudo minúsculo e sem acento, digite novamente: ');
        escolheNivel();
    }
if(dificuldade == a ){
        return velocidadeCarros = [5, 4, 3, 3, 2.5, 3];;
    } 
  else if(dificuldade == b){
        return velocidadeCarros = [7, 6.5, 5.8, 6, 5.5, 4.8];;
    } 
  else if(dificuldade == c){
        return velocidadeCarros = [12, 10, 9, 7.5, 6.5, 7];;
    }
}
function draw() {
  background(imagemDaEstrada);
  mostraAtor();
  mostraCarro();
  movimentaCarro();
  movimentaAtor();
  voltaPosicaoInicialDoCarro();
  passouTodaATela();
  verificaColisao();
  incluiPontos();
  marcaPonto();
}
//código dos carros
let xCarros = [600, 600, 600, 600, 600, 600];
let yCarros = [40, 96, 150, 210, 265, 318];
let comprimentoCarro = 50;
let alturaCarro = 40;
function mostraCarro(){
  for(let i = 0; i < imagemCarros.length; i++){
    image(imagemCarros[i], xCarros[i], yCarros[i], comprimentoCarro, alturaCarro);
  }
}
function movimentaCarro(){
  for(let i = 0; i < imagemCarros.length; i++){
    xCarros[i] -= velocidadeCarros[i];
  }
}
function voltaPosicaoInicialDoCarro(){
  for(let i = 0; i < imagemCarros.length; i++){
    if (passouTodaATela(xCarros[i])){
      xCarros[i] = 600;
    }
  }
} 
function passouTodaATela(xCarro){
    return xCarro < -50
}
Ai vem a dúvida, haveria alguma maneira simples de permanecer com as considerações e codigos relacionados ao carro num file carros.js e utilizar as variaveis de velocidadeCarros caso elas estejam no sketch nesse exemplo?