4
respostas

Inception do projeto todo ou por escopo da equipe?

No caso de projetos maiores que tem vários módulos independentes e com isso várias equipes trabalhando em paralelo em sprints diversos, a inception deve ser feita com toda a equipe, tratando do escopo geral, ou melhor dividir em várias inceptions?

4 respostas

Depende muito do seu contexto e ambas as estratégias que você mencionou são usadas. Por exemplo, o SAFe, um dos mais conhecidos frameworks de times em larga escala, faz uma reunião a cada 2 meses mais ou menos chamada de PI Planning em que é uma grande reunião com todos os times que estão trabalhando naquele mesmo projeto. De forma ultra resumida, nesta reunião os times são apresentadas as Features mais importantes do projeto e objetivo é que os times se organizem quais serão feitas, quais times assumirão cada um e por fim quebrar a Feature em Stories, iguais a do Scrum.

Após esta mega reunião, cada time tem um backlog de histórias e 2 meses/8 semanas para trabalhar nele até a próxima PI Planning. Uma das possibilidades nesta etapa do SAFe é que cada time comece a rodar como no Scrum com sprints de 2 semanas, ou seja, 4 sprints para completar o backlog de histórias. Neste momento as cerimônias de Planning, Review, Retrospectiva e Daily são separadas, cada time fazendo a sua própria reunião. Isso não significa que os times estão proibídos de se conversar ou interagir, afinal em projetos tão grandes e muitos time haverão interdependências e serão necessários canais de comunicação para os times se ajudarem. Mas as reuniões das sprints tendem a ser "individuais" para o próprio time.

Entendi @lucas.takeshi. Funcionaria então como uma reunião de todas as equipes, correto? Uma apresentação geral do que está sendo feito?

Me tira uma outra dúvida, o PO continua sendo uma única pessoa ou existe algum "case" onde esta atividade é dividida? (para facilitar a comunicação com a equipe, uma vez que ela pode ser remota).

Dentro do modelo do SAFe, a PI Planning na verdade é uma reunião geral sobre o que será feito ao longo do próximo ciclo de 2 meses, mas não ocorre nenhuma revisão do que estava sendo produzido no ciclo anterior de 2 meses. A apresentação sobre o que está sendo feito na verdade é feito no término de cada uma das sprints Scrum de 2 semanas que os times fazem. No SAFe, os times tem suas sprints sincronizadas (todo mundo começa e termina um ciclo juntos) e fim de cada iteração ocorre o que eles chamam de System Demo, que a ideia é juntar tudo que foi feito por todos os times e fazer a apresentação para os clientes, stakeholders, etc validarem e darem feedbacks do trabalho.

Quanto ao PO, existem algumas pesquisas feitas (e até é uma recomendação do SAFe também) que um PO consegue trabalhar de forma eficiente com 1 ou 2 times no máximo. Quando um PO trabalha com mais times do que isso, a sua produtividade e qualidade no trabalho começam a ser fortemente afetadas. Então o ideal é que cada time tenha o seu PO e que ele esteja próximo do time o máximo possível. E no SAFe, até para auxiliar neste trabalho sincronizado entre POs existe o papel do Product Management (PM), que é o PO dos POs.

Boas dicas!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software