4
respostas

impressões

Boa tarde, vim aqui só me manifestar. Primeiro de tudo, eu gosto muito das aulas do professor careca barbudo haha, acho a didatica dele incrivel e a oratoria muito boa, mas eu sinto que se eu tivesse que pensar numa solução dessa sozinho eu não iria sair do lugar. Essa parte de entender a regra de negocio e implementar a lógica no local correto e mesmo saber qual hook usar é muito muito difícil. Segundo, eu gostaria de saber se tem uma maneira mais simples de eu entender isso, pois o processo de aprendizado ta se tornando cada vez mais frustrante visto que eu não consigo desenvolver o pensamento que o professor aplica.
Entendo que é apenas o segundo curso de react que eu estou fazendo, mas para mim entender o html e como lidar com o DOM é muito mais simples do que usar o react.

PS: Essa dificuldade apareceu em várias aulas

4 respostas

Fala, Bruno!

Vou te dar minha opinião pessoal. Eu trabalhei dois anos e meio com React (estou em um momento de hiato), e no início era difícil eu entender a utilidade ou o melhor opção de hooks. Mas, com o tempo, tudo ficou mais claro e era meio que automático saber o que usar e onde.

Te dou como sugestão seguir praticando, mesmo que pareça que você não está aprendendo, que você está fazendo no automático, ou que esta fazendo sem entender. Em algum momento vai te dar um "clique" e você vai ver que sem perceber você já está manjando muito, sem precisar decorar ou entender tudo de cabo a rabo.

A prática é a chave do sucesso!

Olá, Cassiano! Obrigado pelo seu pov:

Eu me sinto exatamente da forma como vc descreveu. Eu tento ler a mais, ver vídeos sobre determinado assunto dentro do react, mas parece mesmo que o cérebro não assimila. Eu ja ouvi vários relatos de quem está no mesmo barco que eu e vejo que o sentimento é igual. Meu maior receio é perceber que eu posso remar e remar e nunca sair do lugar.

Mas vou continuar tentando, nem que seja um pouquinho por dia.

Até mais

Bruno,

O que acontece é que nosso cérebro leva um tempo até assimilar o que estudamos mas não praticamos. Por exemplo, trabalhar com funções de componente filho pra componente pai, a "callback function" eu nunca entendi 100% a lógica da sintaxe, mas eu apliquei 1 milhão de vezes. Legal mesmo é criar alguma coisa, mesmo que coisas bobas e simples, só pra praticar. Mas no mais, com o tempo tudo vai ficando mais claro!

Abraço, e boa sorte nos estudos!

Opa! Primeiro, obrigado pelo carinho com o careca barbudo aqui, fico feliz que a didática esteja funcionando pra você. Agora, vamos falar sobre essa frustração, porque ela é mais comum do que você imagina — e, mais importante, ela faz parte do processo.

Vou te contar uma coisa: acompanhar um curso e conseguir construir algo sozinho são duas habilidades diferentes. Quando você assiste uma aula, eu já fiz todo o trabalho de pensar na regra de negócio, decidir onde cada coisa vai, qual hook usar e por quê. Você tá acompanhando um raciocínio que já chegou mastigado. Isso não significa que você não aprendeu nada — significa que você tá num estágio do aprendizado onde absorver faz mais sentido do que criar do zero. E tá tudo bem estar nesse estágio.

Agora, quando você senta pra fazer sozinho e trava, não é porque você é incapaz. É porque aquele músculo de "pensar a solução antes de codar" ainda não foi exercitado o suficiente. E ele só se desenvolve de um jeito: praticando. É igual academia (pra ficar na analogia de um cara que gosta de treinar) — ninguém pega pesado no supino logo na primeira semana. Você vai aumentando a carga aos poucos, e um dia percebe que o peso que era impossível virou aquecimento.

Sobre sentir que HTML, CSS e JavaScript puro são mais simples que React: você não tá errado. Eles são mais simples pra problemas simples. Quando a página é pequena, quando tem pouca interação, quando o estado da aplicação é tranquilo de gerenciar — fazer na mão funciona muito bem. O ponto é que você ainda não esbarrou no problema que faz o React existir. Quando a aplicação cresce, quando você precisa manter vários pedaços da tela sincronizados, quando o estado começa a ficar espalhado por todo lado, aí o "fazer na mão" começa a doer. E é aí que o React brilha. Mas calma, você vai chegar lá naturalmente.

A minha sugestão pra você é: continua na trilha. Faz os cursos de CSS Modules, Tailwind e, principalmente, o de SPAs com React Router. Esse último é onde a ficha costuma cair pra muita gente, porque você começa a ver a aplicação funcionando como um todo, navegando entre páginas sem recarregar, gerenciando rotas — e aí o React começa a fazer sentido de verdade.

Depois que você terminar o curso de React Router, faz o seguinte exercício: pega o projeto que você construiu lá e tenta fazer a mesma coisa usando só HTML, CSS e JavaScript puro. Sem React, sem biblioteca, sem nada. Você vai perceber na prática onde o React te ajudou e onde ele simplificou coisas que seriam um pesadelo fazer na mão. Esse exercício vale ouro.

E tem mais uma coisa que ajuda muito: volta nos projetos dos cursos anteriores (inclusive esse que você tá fazendo agora) e tenta reconstruir eles do zero. Não vale olhar o código do curso. Abre um projeto vazio, lembra do que a aplicação fazia e tenta chegar lá sozinho. Vai travar? Vai. Vai precisar pesquisar? Com certeza. Mas cada travada dessas é o músculo sendo exercitado. É assim que se desenvolve aquele "pensamento do professor" que você mencionou — ele não vem de assistir aula, ele vem de apanhar tentando fazer sozinho.

Depois me conta :)