Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Importância de aprenziado do Servlet

Olá!

Pessoal, qual a importância do aprendizado de Servlets nos dias de hoje? Tendo em vista que o mercado é muito dinâmico, as coisas precisam ser feitas para ontem, os frameworks abstraem muito disso. Correto? Encontro artigos no Google sobre discussões antigas sobre o tema.

Vocês recomendam apenas ter o conhecimento básico sobre o assunto? Em alguma ocasião nos dias atuais utilizaremos essa tecnologia a implementando na mão?

2 respostas
solução!

Boa tarde Allisson,

Primeiramente ótimas questões, e vou dar a minha opinião com base na minha experiência.

Acredito que temos que entender de Servlets sim, pois ainda são muito utilizados nos dias de hoje, no dia em que forem extintos ai podemos pensar em outra resposta, e os frameworks ajudam sim (principalmente na parte de configuração). Vejo situações onde muitos bugs são gerados em ambiente de produção, onde o conhecimento do que acontece por trás do framework(não só de servlets) é fundamental para a solução. E nada impede que você implemente uma melhoria ou resolva um bug do próprio framework em que vc está usando, e é sempre bom ter esse conhecimento, quem sabe até para criar o seu.

Sei que não precisa entender de como funciona o carro para dirigir ele, mas quando se conhece como funciona o carro, deixamos de passar por muitos problemas desnecessários. Não sou profissional em construir carros mas construo sistemas, e como profissional de TI, acredito que preciso conhecer o máximo do que estou fazendo.

Concluindo, recomento ter o conhecimento básico sobre o assunto Servlet, mas para todo o resto também. Dificilmente vejo nos dias atuais implementar na mão, mas não vejo como argumento para não aprender. Dá para trabalhar sem este conhecimento, mas conhecimento nunca é demais e seu valor só aumenta.

Bom dia,

É. Realmente faz sentido.

Obrigado pela sua opinião, Enzo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software