Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Implantação Metodologia ágil

Bom dia pessoal,

Essa semana eu fui encarregado de implantar metodologia ágil na empresa que trabalho. Esta empresa já possui um produto, o mesmo se encontra em constante evolução, e sinto que com a implantação do Scrum poderíamos melhorar nosso dia-a-dia de trabalho. Minha pergunta é, qual a melhor maneira de implantar uma metodologia ágil, em uma empresa que já possui uma operação diária(sem metodologia ágil) e um produto em desenvolvimento ? É viável ? Obrigado.

2 respostas
solução!

Olá Marcel!

A implementação da metodologia ágil é viável sim em um projeto em desenvolvimento.

Na hora de colocar a mudança em prática é que a conscientização se torna ainda mais importante e crucial para o sucesso da mudança. Não é recomendado tentar realizar todas as mudanças em todos os projetos e equipes da empresa de uma só vez. Se der errado ou precisar de ajustes, todas as equipes sofrerão de uma só vez, e as barreiras só aumentarão.

Assim, comece por uma equipe e selecione um projeto não muito complexo e que não impacte muito na organização como um todo e nas metas da empresa. Lembre-se: no primeiro momento a velocidade cairá e poderá haver desmotivação ou receio a respeito da mudança. Escolha começar por um projeto com um ambiente mais controlado.

Essa estratégia é uma forma de mitigar os riscos que todas as mudanças geram nos projetos, nas pessoas e nas organizações.

Quando se inicia uma mudança que gera melhorias, tais melhorias começam a ser observadas pelas pessoas de fora, que, ao perceberem que também podem tirar proveito de tal mudança, pedem por ela e a recebem de maneira positiva.

Então, começar por um projeto e por uma equipe que tenha um ambiente mais controlado aumenta a possibilidade de obter sucesso, disseminando os resultados positivos para as outras equipes e projetos, expandindo os resultados positivos de equipe em equipe, até atingir toda a empresa.

Mas como começar né?

Algumas equipes e alguns tipos de projetos podem permitir que simplesmente de uma uma semana para outra se abandone uma metodologia e se passe a rodar de maneira completa e imediata o framework Scrum, com todas as suas cerimônias, regras , papeis e responsabilidades. Porém, em gral não é possível realizar tal mudança simplesmente virando uma chave.

Em estruturas que já possuem projetos em andamento, cargos estabelecidos e ocupados, como gerentes de projetos, analitas de negócio, desenvolvedores e equipes de qualidade, fica muito mais difícil acabar com esses papéis de um dia para o outro e passar a ter apenas o Time Scrum.

A sugestão é começar colocando artefatos e cerimônias para que o time vá se acostumando com a nova cultura ágil, especialmente para o time não ficar com medo de perder seus empregos porque não são Scrummasters ou Product Owners.

Alguns dos seguintes passos podem ser dados sem causar muito impacto inicial, mas podendo gerar enormes ganho a médio prazo.

1 - Comece mudando seu cronograma. Em vez de cronogramas extensos e detalhados com todos os itens de trabalho do time, faça cronograma macros, implante um quadro de tarefas e divida a distribuição dos itens entre o cronograma e o quadro. O cronograma ficaria com os itens macro (épico e histórias) e o quadro com os itens detalhados ( atividades para completar as histórias ).

2 - Continue fazendo reuniões de lição aprendida, mas com o formato de retrospectivas, e não espere até o final do projeto: estipule períodos de interações curtas (Sprints) e faça reuniões de retrospectiva periodicamente em seus projetos.

3 - Implante reuniões diárias de 15 minutos para o time se atualizar e saber o que todos estão fazendo. Isso trará os três pilares do Scrum para dentro do time, promovendo transparência, inspeção e adaptação de forma natural, sem pressão.

4 - Quebre seu planejamento e passe a pensar em ciclos curtos, buscando realizar uma reunião de planejamento para um período de até um mês de trabalho. Planeje apenas este ciclo curto, trabalhe nele e depois pense em planejar o seguinte.

5 - Marque reuniões periódicas para inspecionar as entregas do time e comece a fazer isso com uma frequência constante, tentando pensar em períodos de até um mês. Provoque e estimule o time a entender a importância dos itens prontos e comece a chamar essa reunião periódica de revisão das últimas realizações.

Com essas pequenas ações, o time começará a colher os frutos do Scrum e da aplicação de práticas ágeis sem trauma, apenas com a inclusão de melhorias e possivelmente com o aumento de eficiência já percebida.

A partir desses passos bem instalados e estabilizados, dê novos passos, implantando realmente as Sprints, as reuniões de planejamento de Sprint e as estimativas ágeis.

Te indico a leitura do livro: Scrum e Agile em Projetos Guia Completo.

Grande Abraço!

Ótima resposta Thiago. Parabéns.

Aqui na empresa nós começamos pequeno.

Primeiro com as reuniões diárias.

Não sabíamos como usar ou precificar as histórias ainda, então íamos fazendo no feeling (principalmente porque as demandas eram inseridas no decorrer do dia).

Nas reuniões diárias falávamos o que fizemos ontem, o que faremos hoje e o que entrou de novo no decorrer do dia. 15 minutinhos resolvida.

Na quarta semana fazendo isto, optamos pela segunda melhoria no processo que foi

Incluir o papel do PO

Elencamos todos os projetos e incluímos um responsável por cada um. A partir daí este cara tinha dois objetivos: ir a todas as reuniões e anotar tudo em um planilhão que ele atualizava depois da reunião diária.

Por enquanto assim mesmo.

Depois de mais ou menos umas três semanas cobrando isso direto a gente optou por adotar...

O uso de histórias para documentar os requisitos.

Lembra que tudo era muito no feeling, pois é, não tinhamos requisito formal e a aceitação era obtida mais ou menos no e-mail. Agora já começamos a escreves histórias (apesar de isto ficar concentrado nos POs).

E assim foi.

Hoje usamos o scrum de boa. ;)

Boa sorte e qualquer coisa conta com a gente.

Abração,

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software