Decisões racionais não existem
É isso mesmo, as decisões racionais são apenas uma justificativa retórica para o que previamente decidimos emocionalmente.
Em resumo, a decisão de contratar você gira em torno de uma única pergunta:
"Ele foi com minha cara mais do que foi com a cara dos outros candidatos?"
O segredo para que essa resposta seja sim, se inicia com uma preparação e um plano de ação prévia para um entrevista, que vai desde a cadeira em que você senta em uma entrevista em grupo, com qual olho você direciona o olhar para o entrevistador e a forma de encarar a pessoa, falar com o sorriso no rosto ao telefone para tornar a voz mais atrativa e até ganchos subliminares quando lhe é perguntado: Você teria alguma pergunta a fazer?
Eu adoro esse momento e sempre deixo meu gancho com uma ordem ao cérebro do recrutador:
ORDEM: Imagine que...
Nesse momento você ativou uma ordem que o subconsciente da mente dos ouvintes irão executar.
Cena ou situação: eu seja contratado para a empresa,...
Essa é a informação que será guardada em suas mentes.
Pergunta / Desfecho: quais as principais dores poderei me engajar para resolver.
Você será associado ao agente de solução das dores reais da empresa.
Isso não é suficiente, existem outras etapas de preparação, mas com certeza aumentará um pouco suas chances de irem mais com a sua cara do que com a cara dos outros, além de ajudar na "retórica racional" que justificará a sua contratação.
Seu papel é apenas ajudar aos recrutadores a defender sua contratação.