1
resposta

Imagine que...

Decisões racionais não existem

É isso mesmo, as decisões racionais são apenas uma justificativa retórica para o que previamente decidimos emocionalmente.

Em resumo, a decisão de contratar você gira em torno de uma única pergunta:

"Ele foi com minha cara mais do que foi com a cara dos outros candidatos?"

O segredo para que essa resposta seja sim, se inicia com uma preparação e um plano de ação prévia para um entrevista, que vai desde a cadeira em que você senta em uma entrevista em grupo, com qual olho você direciona o olhar para o entrevistador e a forma de encarar a pessoa, falar com o sorriso no rosto ao telefone para tornar a voz mais atrativa e até ganchos subliminares quando lhe é perguntado: Você teria alguma pergunta a fazer?

Eu adoro esse momento e sempre deixo meu gancho com uma ordem ao cérebro do recrutador:

ORDEM: Imagine que...

Nesse momento você ativou uma ordem que o subconsciente da mente dos ouvintes irão executar.

Cena ou situação: eu seja contratado para a empresa,...

Essa é a informação que será guardada em suas mentes.

Pergunta / Desfecho: quais as principais dores poderei me engajar para resolver.

Você será associado ao agente de solução das dores reais da empresa.

Isso não é suficiente, existem outras etapas de preparação, mas com certeza aumentará um pouco suas chances de irem mais com a sua cara do que com a cara dos outros, além de ajudar na "retórica racional" que justificará a sua contratação.

Seu papel é apenas ajudar aos recrutadores a defender sua contratação.

1 resposta

Olá Helder, tudo bem?

Achei muito interessante a sua abordagem sobre como a preparação e o planejamento podem influenciar uma entrevista de emprego. Realmente, a forma como nos apresentamos e interagimos pode ter um grande impacto na percepção dos recrutadores. A ideia de usar "Imagine que..." como um gancho para ajudar o entrevistador a visualizar você na empresa é uma técnica criativa e pode ser bastante eficaz para criar uma conexão emocional.

No entanto, é importante lembrar que os recrutadores também estão atentos a habilidades técnicas e experiências relevantes para o cargo. Portanto, além de preparar essas estratégias de comunicação, é fundamental estar bem preparado para responder perguntas técnicas e demonstrar seu conhecimento e experiência na área.

Por exemplo, ao se preparar para uma entrevista, você pode praticar respostas para perguntas comuns, como "Quais são suas principais habilidades?" ou "Como você lida com desafios no trabalho?". Além disso, estar atualizado sobre as tendências e tecnologias da sua área pode ajudar a mostrar que você é um candidato bem informado e engajado.

Bons estudos!