Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Ikigai

AQUILO QUE VOCÊ AMA: Desenvolver sistemas, jogar jogos eletrônicos e praticar esportes (bike, academia, lutas)

AQUILO QUE VOCÊ É BOM EM FAZER: Resolver problemas

AQUILO QUE VOCÊ PODE SER PAGO PARA FAZER Resolver problemas do mundo real que podem ser traduzidos para o mundo virtual

AQUILO QUE O MUNDO PRECISA: Auxílio de nossa saúde física e mental, que pode ser assistida/melhorada, através de devices

Eu, como desenvolvedor, atuo para resolver problemas. Por questões de saúde, preciso ter uma vida saudável, praticar atividades físicas, comer bem. Temos aplicações que já fazem isto, porém, de certa forma, ainda muito rudimentar. O meu Ikigai estaria ligado por estes pontos. Amo o que faço, já sou pago pelo que amo fazer, porém, vejo que ainda precisamos de mais implementação nestas aplicações para unir o homem + máquina. Em resumo: o que amo fazer já sou pago, porém, ainda não contribuo o suficiente para a área de saúde através da área que atuo.

1 resposta
solução!

Oi Gustavo!

Que interessante a sua reflexão sobre o Ikigai! Parece que você já tem uma boa noção dos seus interesses e habilidades, o que é um ótimo ponto de partida.

Você mencionou que ama desenvolver sistemas, jogar jogos eletrônicos e praticar esportes, e que é bom em resolver problemas. Além disso, você vê uma oportunidade de contribuir mais para a saúde física e mental das pessoas através de tecnologias. Isso é realmente inspirador!

Para alinhar ainda mais o seu propósito com a área da saúde, você poderia explorar algumas ideias práticas, como:

  1. Desenvolvimento de Aplicativos de Saúde: Criar ou contribuir para aplicativos que ajudam as pessoas a monitorar e melhorar sua saúde física e mental. Por exemplo, apps que incentivam a prática de exercícios físicos, monitoram a alimentação ou oferecem suporte psicológico.

  2. Wearables e IoT: Trabalhar com dispositivos vestíveis (wearables) que monitoram a saúde, como smartwatches que acompanham batimentos cardíacos, níveis de atividade física, e até mesmo qualidade do sono.

  3. Gamificação da Saúde: Unir sua paixão por jogos eletrônicos com a saúde, desenvolvendo jogos que incentivem hábitos saudáveis. Por exemplo, jogos que recompensam os usuários por completarem atividades físicas ou adotarem uma alimentação saudável.

  4. Plataformas de Telemedicina: Contribuir para plataformas que facilitam o acesso a profissionais de saúde, permitindo consultas online e acompanhamento de tratamentos.

Essas são apenas algumas ideias que podem te ajudar a unir ainda mais o que você ama, é bom em fazer, pode ser pago para fazer e o que o mundo precisa. Continuar explorando e desenvolvendo essas áreas pode te trazer uma grande satisfação pessoal e profissional.

Bons estudos!