2
respostas

Hospedagem de site

Olá! Eu usei basicamente a estrutura desse curso para fazer o backend de uma aplicação minha, e funcionou perfeitamente.

Quando fui hospedar minha aplicação, tive um problema, pois nas configurações do mongoDB Atlas, preciso trabalhar com um IP fixo, então só funciona na minha casa. Como posso trabalhar com o mongoDB em qualquer IP? Só é possível na versão paga?

2 respostas

Dando continuidade:

Descobri que realmente na versão gratuita do mongoDB não é possível acessar de qualquer lugar.

Eu contratei uma hospedagem, mas estou com bastante dificuldade com essas partes:

import mongoose from "mongoose";

mongoose.connect('mongodb+srv://kasso-app01:1994@Cass@democluster0.abcde.mongodb.net?retryWrites=true&w=majority');

let db = mongoose.connection;

export default db;

Eu entendo que tenho que preencher o user (kasso-app01) e a senha (1994@Cass), mas o que devo preencher no resto?

Uma segunda dúvida:

import app from './js/app.js';

const port = process.env.PORT || 3000;

app.listen(port, () => {
    console.log(`Servidor escutando em http://localhost:${port}`)
})

Como vai funcionar nesse caso o local do servidor? Eu acesso essa aplicação via fetch API no meu frontend usando o localhost:3000, mas agora eu não sei endereçar o caminho do servidor. Como seria?

Olá Cassiano! Que bom saber que o curso foi útil para você e que conseguiu desenvolver sua aplicação com sucesso.

Peço desculpa pela demora para responder o seu tópico.

Em relação à sua pergunta, é possível trabalhar com o mongoDB em qualquer IP, atualmente, mesmo na versão gratuita. Para isso, você precisa configurar o acesso ao banco de dados para permitir conexões de qualquer IP.

Para fazer isso, acesse o painel de controle do Atlas e vá até a seção "Network Access". Em seguida, clique em "Add IP Address" e selecione a opção "Allow Access from Anywhere". Dessa forma, você permitirá que qualquer IP acesse seu banco de dados.

Vale lembrar que essa configuração pode deixar seu banco de dados mais vulnerável a ataques. Por isso, é importante tomar medidas de segurança adicionais, como a utilização de senhas fortes e a configuração de firewalls.

Com relação ao seu problema com as portas conflitantes, você pode apenas mudar a porta para "8000", que é um dos padrões reservados, como é mostrado na imagem abaixo.

import app from './js/app.js';

const port = process.env.PORT || 8000;

app.listen(port, () => {
    console.log(`Servidor escutando em http://localhost:${port}`)
})

Espero ter ajudado. Caso tenha mais perguntas, estarei à disposição para respondê-las.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.