Bom dia! Gostaria de saber se existe algum estudo mostrando as semelhanças ou até complementariedades entre o uso de Histórias e a forma de se comunicar preconizado na Comunicação Não Violenta.
Apesar de parecerem temas completamente disconexos, eu não posso deixar de notar diversas semelhanças, principalmente no que se refere a Empatia e Assertividade. A história do usuário tenta colocar a equipe no lugar do cliente/usuário para melhor atender o que é esperado, ao passo que a comunicação não violenta engloba estes princípios. O que posso resumir da Comunicação não Violenta é que ela pode ser entendida como um processo, que envolve: -Observação (o que cada uma das partes percebe), -Sentimentos (o que cada uma das partes sente com relação ao que é observado), -Necessidades (o que cada uma das partes precisa ou dá valor em relação ao que sente), e -Pedido (com base na necessidade a ser atendida do requisitante e que foi entendia por quem o pedido foi direcionado) O resultados dessas etapas seria a ação (que seria a História do Usuário), que são as ações concretas que o requisitante deseja que sejam realizadas e que a pessoa solicitada deseja atender.