Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Histórias de Usuários e Comunicação Não Violenta

Bom dia! Gostaria de saber se existe algum estudo mostrando as semelhanças ou até complementariedades entre o uso de Histórias e a forma de se comunicar preconizado na Comunicação Não Violenta.

Apesar de parecerem temas completamente disconexos, eu não posso deixar de notar diversas semelhanças, principalmente no que se refere a Empatia e Assertividade. A história do usuário tenta colocar a equipe no lugar do cliente/usuário para melhor atender o que é esperado, ao passo que a comunicação não violenta engloba estes princípios. O que posso resumir da Comunicação não Violenta é que ela pode ser entendida como um processo, que envolve: -Observação (o que cada uma das partes percebe), -Sentimentos (o que cada uma das partes sente com relação ao que é observado), -Necessidades (o que cada uma das partes precisa ou dá valor em relação ao que sente), e -Pedido (com base na necessidade a ser atendida do requisitante e que foi entendia por quem o pedido foi direcionado) O resultados dessas etapas seria a ação (que seria a História do Usuário), que são as ações concretas que o requisitante deseja que sejam realizadas e que a pessoa solicitada deseja atender.

1 resposta
solução!

Matheus, tudo bom?

Trabalho a um bom tempo com história de usuários e realmente desconheço qualquer artigo que fale sobre isso. Até espero que outro colega possa ajudar pq me pareceu um tema bem interessante.

Mas na minha experiência isso fica bem mais aderente quando estamos falando de tarefas relacionadas à design. Quando o pessoa de UX trata das personas eles trabalham, em maior ou menos grau, esses pontos que você citou.

Na minha opinião, isso ficaria realmente mais aderente nas etapas de design. A escrita das histórias são um breve resumo daquilo que precisa ser feito. Um lembrete. De lá podem sim sair trabalhos mais elaborados relacionado ao usuário e acredito que a equipe de UX seja a mais indicada para trabalhar e divulgar os resultados disso na equipe.