bem , o pac man desse curso é feito de 7 arquivos, mas vou mandar somente as funçoes q se referem a movimento:
int praondefantasmavai(int xatual, int yatual, int* xdestino, int* ydestino) {
    int opcoes[4][2] = {
        { xatual, yatual + 1},
        { xatual + 1, yatual},
        { xatual, yatual -1},
        { xatual - 1, yatual}
    };
    srand(time(0));
    for (int i = 0; i < 10; i++) {
        int posicao = rand() % 4;
        if (podeandar(&m, FANTASMA, opcoes[posicao][0], opcoes[posicao][1])) {
            *xdestino = opcoes[posicao][0];
            *ydestino = opcoes[posicao][1];
            return 1;
        }
    }
    return 0;
}
void fantasmas() {
    MAPA copia;
    copiamapa(&copia, &m);
    for (int i = 0; i < m.linhas; i++) {
        for (int j = 0; j < m.colunas; j++) {
            if (copia.matriz[i][j] == FANTASMA) {
                int xdestino;
                int ydestino;
                int encontrou = praondefantasmavai(i, j, &xdestino, &ydestino);
                if(encontrou) {
                    andanomapa(&m, i, j, xdestino, ydestino);
                }
            }
        }
    }
    liberamapa(&copia);
}
int ehdirecao(char direcao) {
    return 
        direcao == ESQUERDA || 
        direcao == CIMA || 
        direcao == BAIXO || 
        direcao == DIREITA;
}
void move(char direcao) {
    if (!ehdirecao(direcao)) 
        return;
    int proximox = heroi.x;
    int proximoy = heroi.y;
    switch(direcao) {
        case ESQUERDA:
            proximoy--;
            break;
        case CIMA:
            proximox--;
            break;
        case BAIXO:
            proximox++;
            break;
        case DIREITA:
            proximoy++;
            break;
    }
    if (!podeandar(&m, HEROI, proximox, proximoy))
        return;
    if (ehpersonagem(&m, PILULA, proximox, proximoy)) {
        tempilula = 1;
    }
    andanomapa(&m, heroi.x, heroi.y, proximox, proximoy);
    heroi.x = proximox;
    heroi.y = proximoy;
}
int ehparede(MAPA *m, int x, int y) {
    return m->matriz[x][y] == PAREDE_VERTICAL || 
        m->matriz[x][y] == PAREDE_HORIZONTAL;
}
int ehpersonagem(MAPA *m, char personagem, int x, int y) {
    return m->matriz[x][y] == personagem;
}
int podeandar(MAPA* m, char personagem, int x, int y) {
    return
        ehvalida(m, x, y) &&
        !ehparede(m, x, y) &&
        !ehpersonagem(m, personagem, x, y);
}
void andanomapa(MAPA* m, int xorigem, int yorigem, int xdestino, int ydestino) {
    char personagem = m->matriz[xorigem][yorigem];
    m->matriz[xdestino][ydestino] = personagem;
    m->matriz[xorigem][yorigem] = VAZIO;
}
int ehvalida(MAPA* m, int x, int y) {
    if (x >= m->linhas)
        return 0;
    if (y >= m->colunas)
        return 0;
    return 1;
}
int ehvazia(MAPA* m, int x, int y) {
    return m->matriz[x][y] == VAZIO;
}