Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Hello Word - erro na criação do projeto

Srs,

Não estou conseguindo criar o projeto, conforme apresenta na aula, podem me ajudar?

"Acho" que o problema deve ser a versão do meu Eclipse:

• Ao criar uma nova aplicação, em COMPILE WITH não exibe API 19: Android 4.4 (KitKat) Desta forma, seleciono Google APIs (Google Inc.) (API 23) ou API 23: Android 6.0, não apresenta na lista KitKat.
  • Selecionado Blank Activity, não aparece Fragment Layout Name
11 respostas

JÁ INSTALOU O PLUGINS ADT NO ECLIPSE

JÁ INSTALOU O PACOTE SDK DO ANDROID

acredito que este seja o seu problema.

Boa sorte.

Fabio, grato pelo retorno.

Eu estou seguindo o curso da Alura e nao da este overview. Apenas pede para baixar e acessar o Eclipse, sem apresentar o setup inicial.

Meu ambiente nao esta ok.

Você baixou o ADT corretamente? Isto é pedido no primeiro exercício.

O primeiro exercício foi feito, porem nao explica se precisa setar o sdk

Você tem a opção de baixar o próprio Android Studio, que é a IDE de desenvolvimento especializada para programar para Android.

https://developer.android.com/sdk/index.html

Caro Bruno, nao eh isto que fala na aula 1 do curso de android. Paguei 900,00 no curso para ficar pesquisando?

Eu também paguei esse valor, e uma das coisas que mais faço é pesquisar sobre os exercícios, atividades e melhores formas e praticas de executá-los. A pesquisa faz parte do processo de aprendizagem. É só uma questão de vontade.

Hummm...entendi! 900,00 para nao ter uma explicação de setup basico?

Quase todos no forum tiveram duvidas sanadas em buscas na web....será que o conteúdo do curso, não falta algo? Falo no intuito de ajudar a melhorar.

Mas ficar pesquisando fora do curso, nao da. Se nao eu teria baixado apostilas. Para mim, o curso esta deixando a desejar.

oi Alexsandro

Como te respondi pessoalmente, este curso usando o Eclipse realmente tem alguns detalhes faltando exatamente para o processo de configuração. E entendo perfeitamente que é frustrante ter de andar sozinho nesses primeiros passos. Na versão nova do curso, com Android Studio, que já tem uma parte publicada, estamos tentando resolver esse e outros problemas.

Acho que entendi o que o Bruno quis dizer, mas concordo com você que algumas coisas, em especial as mais básicas e primeiros passos, não deveria apresentar essa necessidade de pesquisa.

Estou pedindo pro pessoal do dev dar uma prioridade nessa sua dúvida aqui.

Agradeço novamente sua opinião e sinceridade.

solução!

Oi Alexsandro,

quando você faz o download do Bundle (Eclipse + SDK), pode acontecer da versão disponível no site do Android (que deixamos o link no primeiro exercício que você fez) estar diferente da apresentada no vídeo, como foi no seu caso.

Mas não se preocupe, pois para resolver essa diferença basta baixar o SDK da versão específica que você precisa. No dia-a-dia do desenvolvimento, costumamos baixar vários SDKs diferentes e vou te mostrar como fazer isso. Vamos lá?

Baixando SDKs

No Eclipse, vá em Window -> Android SDK Manager.

Na tela que abriu, podemos ver todos os SDKs disponíveis para download, além de outras coisas. Veja que o Eclipse pode ter marcado alguns arquivos para atualização, mas como só queremos baixar o SDK, podemos ir na opção abaixo nessa janelinha chamada Deselect all.

Agora, basta localizar nessa janelinha a pasta Android 4.4.2 (API 19), que é o KitKat e marcar as seguintes subpastas (só pra não baixar muita coisa):

• SDK Platform
  • ARM EABI v7a System Image
  • Intel x86 Atom System Image
  • Google APIs (x86 System Image)
  • Google APIs (ARM System Image)

Com apenas esses pacotes marcados, clique no botão Install 5 packages... e proceda com a instalação normalmente.

Com isso, ao criar uma aplicação, você poderá escolher entre o SDK 23 (Android 6.0) ou o 19 (Android 4.4, KitKat), que acabamos de instalar.

Sobre o Fragment Layout Name...

Caso você tenha escolhido Blank Activity e não apareceu Fragment Layout Name, você está com uma versão do ADT com mais opções (e, mais fácil de desenvolver), pois esse tal de Fragment Layout Name é algo que algumas versões do ADT pediam, mas que a gente tinha que remover ao longo do projeto, caso não fossemos usar (temos até um exercício comentando isso mais para frente).

Como o seu wizard já não oferece essa opção, não precisamos remover esse fragment posteriormente, deixando o código mais bonito e simples.

Espero que tenha ajudado. ;)

Abraços e bons estudos!

Srs.

Grato pelo retorno e apoio, isto tem sido um diferencial dos cursos de vocês.

Tudo certo, vamos seguir em frente. Abraços!