Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Hello Word - erro na criação do projeto

Srs,

Não estou conseguindo criar o projeto, conforme apresenta na aula, podem me ajudar?

"Acho" que o problema deve ser a versão do meu Eclipse:

  • Ao criar uma nova aplicação, em COMPILE WITH não exibe API 19: Android 4.4 (KitKat) Desta forma, seleciono Google APIs (Google Inc.) (API 23) ou API 23: Android 6.0, não apresenta na lista KitKat.
  • Selecionado Blank Activity, não aparece Fragment Layout Name
11 respostas

JÁ INSTALOU O PLUGINS ADT NO ECLIPSE

JÁ INSTALOU O PACOTE SDK DO ANDROID

acredito que este seja o seu problema.

Boa sorte.

Fabio, grato pelo retorno.

Eu estou seguindo o curso da Alura e nao da este overview. Apenas pede para baixar e acessar o Eclipse, sem apresentar o setup inicial.

Meu ambiente nao esta ok.

Você baixou o ADT corretamente? Isto é pedido no primeiro exercício.

O primeiro exercício foi feito, porem nao explica se precisa setar o sdk

Você tem a opção de baixar o próprio Android Studio, que é a IDE de desenvolvimento especializada para programar para Android.

https://developer.android.com/sdk/index.html

Caro Bruno, nao eh isto que fala na aula 1 do curso de android. Paguei 900,00 no curso para ficar pesquisando?

Eu também paguei esse valor, e uma das coisas que mais faço é pesquisar sobre os exercícios, atividades e melhores formas e praticas de executá-los. A pesquisa faz parte do processo de aprendizagem. É só uma questão de vontade.

Hummm...entendi! 900,00 para nao ter uma explicação de setup basico?

Quase todos no forum tiveram duvidas sanadas em buscas na web....será que o conteúdo do curso, não falta algo? Falo no intuito de ajudar a melhorar.

Mas ficar pesquisando fora do curso, nao da. Se nao eu teria baixado apostilas. Para mim, o curso esta deixando a desejar.

oi Alexsandro

Como te respondi pessoalmente, este curso usando o Eclipse realmente tem alguns detalhes faltando exatamente para o processo de configuração. E entendo perfeitamente que é frustrante ter de andar sozinho nesses primeiros passos. Na versão nova do curso, com Android Studio, que já tem uma parte publicada, estamos tentando resolver esse e outros problemas.

Acho que entendi o que o Bruno quis dizer, mas concordo com você que algumas coisas, em especial as mais básicas e primeiros passos, não deveria apresentar essa necessidade de pesquisa.

Estou pedindo pro pessoal do dev dar uma prioridade nessa sua dúvida aqui.

Agradeço novamente sua opinião e sinceridade.

solução!

Oi Alexsandro,

quando você faz o download do Bundle (Eclipse + SDK), pode acontecer da versão disponível no site do Android (que deixamos o link no primeiro exercício que você fez) estar diferente da apresentada no vídeo, como foi no seu caso.

Mas não se preocupe, pois para resolver essa diferença basta baixar o SDK da versão específica que você precisa. No dia-a-dia do desenvolvimento, costumamos baixar vários SDKs diferentes e vou te mostrar como fazer isso. Vamos lá?

Baixando SDKs

No Eclipse, vá em Window -> Android SDK Manager.

Na tela que abriu, podemos ver todos os SDKs disponíveis para download, além de outras coisas. Veja que o Eclipse pode ter marcado alguns arquivos para atualização, mas como só queremos baixar o SDK, podemos ir na opção abaixo nessa janelinha chamada Deselect all.

Agora, basta localizar nessa janelinha a pasta Android 4.4.2 (API 19), que é o KitKat e marcar as seguintes subpastas (só pra não baixar muita coisa):

  • SDK Platform
  • ARM EABI v7a System Image
  • Intel x86 Atom System Image
  • Google APIs (x86 System Image)
  • Google APIs (ARM System Image)

Com apenas esses pacotes marcados, clique no botão Install 5 packages... e proceda com a instalação normalmente.

Com isso, ao criar uma aplicação, você poderá escolher entre o SDK 23 (Android 6.0) ou o 19 (Android 4.4, KitKat), que acabamos de instalar.

Sobre o Fragment Layout Name...

Caso você tenha escolhido Blank Activity e não apareceu Fragment Layout Name, você está com uma versão do ADT com mais opções (e, mais fácil de desenvolver), pois esse tal de Fragment Layout Name é algo que algumas versões do ADT pediam, mas que a gente tinha que remover ao longo do projeto, caso não fossemos usar (temos até um exercício comentando isso mais para frente).

Como o seu wizard já não oferece essa opção, não precisamos remover esse fragment posteriormente, deixando o código mais bonito e simples.

Espero que tenha ajudado. ;)

Abraços e bons estudos!

Srs.

Grato pelo retorno e apoio, isto tem sido um diferencial dos cursos de vocês.

Tudo certo, vamos seguir em frente. Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software