1
resposta

Hábitos e ralos de atenção

Olá pessoal!
É importante entender onde estamos e onde queremos chegar. Quando sabemos onde queremos chegar fica mais nítido o caminho. Eu tenho o hábito de buscar entender e como posso melhorar. Um exemplo é o meu trabalho: Inicialmente minha função era analisar atendimentos para a melhoria do colaborador e do processo, fui me encaixando, junto ao meu chefe e aprendi como ele fazia os relatórios, como era identificado a necessidade de treinamentos e como identificar onde está deficiência. Com isso, fui aprender a como melhorar a aprendizagem, tornando-a dinâmica e acessível e hoje é a minha responsabilidade desenvolver e auxiliar processos de atendimento. Após a aula, consegui identificar os "ralos de atenção" que preciso me desfazer:

• Pensamentos destrutivos gerados pela ansiedade- "eu não sei fazer", "não vou conseguir", "não vou gastar tempo, pois ninguém vai aplicar".
  • Anúncios de internet
  • Tempo de interação fútil
1 resposta

Olá, Maria! Tudo bem?

Que legal ver seu empenho em identificar e trabalhar nos "ralos de atenção"! Reconhecer esses pontos é um grande passo para melhorar seu foco e produtividade. No contexto do curso "Aprender a aprender", desenvolver bons hábitos é fundamental para se tornar um Lifelong Learner, ou seja, alguém que aprende ao longo de toda a vida.

Além de evitar os "ralos de atenção", aqui estão algumas sugestões de bons hábitos que podem te ajudar:

1. Estabelecer Metas Claras: Como você mencionou, saber onde quer chegar ajuda a traçar o caminho. Defina metas específicas e mensuráveis para seu aprendizado.

2. Planejamento e Organização: Crie um cronograma de estudos ou de atividades que deseja desenvolver. Isso ajuda a manter o foco e a evitar distrações.

3. Prática Regular: Dedique tempo regularmente para praticar novas habilidades ou revisar o que aprendeu. A prática constante reforça o aprendizado.

4. Feedback e Autoavaliação: Busque feedback sobre seu progresso e avalie-se regularmente. Isso pode te ajudar a ajustar suas estratégias de aprendizado.

5. Curiosidade e Abertura para Novas Experiências: Mantenha-se curiosa e aberta a aprender coisas novas, mesmo que estejam fora da sua zona de conforto.

Espero que essas dicas te ajudem a fortalecer seus hábitos de aprendizado e a continuar crescendo em sua jornada de autodesenvolvimento.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!