Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

gostaria de um comentário fiz de outra forma

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha) {

            desenhaCirculo(x, y, 15, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;
    var xEvento;
    var yEvento;

    function trocaCor(evento) {

    xEvento = evento.pageX - tela.offsetLeft;
    yEvento = evento.pageY - tela.offsetTop;

    testaCor(0, 50, 'red');
    testaCor(50, 100, 'green');
    testaCor(100, 150, 'blue');
    }

    function testaCor(a, b, cortest){

     if ((xEvento > a)
        &&(xEvento < b)
        &&(yEvento > 0)
        &&(yEvento < 50)){

        corAtual = cortest;
    }   
    }

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = trocaCor;

</script>
1 resposta
solução!

Nathan,

seu código funciona. Mas ele ainda não previne que o usuário pinte os quadradinhos coloridos da paleta.

Dê uma olhada no exemplo do professor, na function podeDesenharNaArea(x, y) para entender uma das possíveis soluções para resolver isto.