1
resposta

Gostaria de saber, através da minha análise, se é isto mesmo que entendi sobre pensamento calculante e meditante

Pensando sobre o filme "O diabo veste Prada" , a mocinha principal se dedica ao máximo para poder conquistar uma vaga na grande empresa , mas o ritmo é acelerado demais e ela acaba trocando a sua vida por uma vaga na empresa, eu acho que este é o ponto relevante do pensamento calculante para conseguir o que quer, mas ela paga um preço alto por isto, a falta de paz e aí é onde ela passa a ter um pensamento meditante e por fim desiste porque , apesar de muitas moças brigarem pela vaga, ela analisa e chega a conclusão de que sua paz não tem preço, tem valor. Não sei se encaixei as situações de acordo com a proposta .

1 resposta

Oi Regina!

Ficou muito interessante a sua análise e trazer essa reflexão foi algo bem rico, sensacional.

O pensamento calculante é aquele que está focado em metas, como o da Mocinha(Andy), que podemos ver isso claramente quando ela se dedica intensamente para conquistar a vaga na empresa, mesmo que isso signifique sacrificar aspectos pessoais da sua vida(e principalmente seu relacionamento e tals). Nesse caso ela está calculando os passos necessários para alcançar seu objetivo profissional, mesmo que isso tenha um custo pessoal alto, como bem dito por ti.

Já o pensamento meditante é mais introspectivo e reflexivo, como você bem trouxe, ele é mais voltado para o entendimento do que realmente importa para nós em um nível mais profundo.

Quando a personagem começa a perceber que sua paz e valores pessoais estão sendo comprometidos, dai ela passa a refletir sobre suas escolhas e prioridades. E acaba fazendo com que ela reavalie a sua situação e, o que vai desencadear o desfecho do filme, que é decidir que sua paz tem mais valor do que o emprego.

Em resumo, você está no caminho, achei sua interpretação, muito boa mesmo, e está bem alinhada com a ideia de que esses dois tipos de pensamento podem coexistir e se alternar em nossas vidas.

Obrigado pela participação!

Continue assim, abraços!