3
respostas

Google Trends

Estou com dificuldades para entender o conceito do Google Trends. Entendi que ele mede a popularidade de uma ou varias palavras. Mas como isso funciona? Qual a sua métrica e unidade de medida? O que significa uma palavra com popularidade 100?

Desde já obrigado.

3 respostas

Opa João, excelente pergunta. Vamos lá, porque esse cálculo não é trivial.

A primeira coisa que precisa ficar clara é que esse número é normalizado e relativo, ou seja, de forma alguma é um número absoluto, portanto, não foram feitas 100 pesquisas por aquele termo. Então como funciona?

O primeiro passo é calcular o interesse pelo termo, que é bem simples: número de pesquisas pelo termo (BT) dividido por total geral de buscas no Google (BG). Assim, temos interesse = BT / BG.

Agora ele tenta relativizar esse valor, para que consiga representar a tendência (de crescimento ou queda) e não pegar um ponto específico. Ele faz isso pegando esse número de interesse e dividindo pelo pico de interesse dentro daquele período que você pesquisou.

Ou seja, 100 significa que ele está no pico da tendência para aquele período.

Quando você compara vários termos pelo trends, você está comparando justamente essa relação (relativizada).

Resumindo, o Trends é bom para comparar termos e ver se há uma tendência, mas não é a ferramenta indicada para ter ideia de volume. Ele não vai te dar um número absoluto.

Se o seu objetivo for ter esse número absoluto (aproximado), recomendo outras ferramentas, principalmente as que ajudam com adwords, como o https://adwords.google.com/KeywordPlanner (gratuito) e o SEMRush (pago), que vão te dar essas informações.

Tranquilo, João?

Abraços

Nossa, trabalho complexo trabalhar com SEO...

Certo então ele compara tendências. Outra coisa que eu não entendi. Supondo que exista um termo que nunca foi pesquisado no google e este mês ele teve 10 pesquisas. Este termo teria então um pico de tendência (valor 100)? Afinal este termo nunca teve interesse e agora tem. Esta certo meu raciocínio?

Exatamente :)