tenho o código e possuo o problema que penso ser: as variáveis xAleatorio e yAleatorio estão fora do escopo da function dispara, gostaria de saber como trazê-la para dentro e fazer este código funcionar.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
let xAleatorio;
let yAleatorio;
function desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio) {
desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raio+20, 'red');
desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raio+10, 'white');
desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raio, 'red');
}
function atualizaTela (){
limpaTela()
desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio)
xAleatorio = Math.floor(Math.random() * 600)
yAleatorio = Math.floor(Math.random() * 400)
}
setInterval(atualizaTela, 2000)
function dispara(evento){
let x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
let y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if ((x > xAleatorio - raio)
&& (x < xAleatorio + raio)
&& (y > yAleatorio - raio)
&& (y < yAleatorio + raio))
{
alert ("acertou")
}
}
tela.onclick = dispara
</script>