-> sketch.js:
function setup() {
createCanvas(500, 400);
somDaTrilha.loop();
}
function draw() {
background(imagemEstrada);
mostraCarro();
mostraAtor();
movimentaCarro();
movimentaAtor();
carrosVoltamPosicaoInicial();
aconteceuColisao();
aparecePlacar();
conseguiuAtravessar();
}
-> ator.js:
// ator:
let xAtor = 100;
let yAtor = 366;
let colisao = false;
let meusPontos = 0;
function mostraAtor() {
image(imagemAtor, xAtor, yAtor, 30, 30);
}
function movimentaAtor() {
if(keyIsDown(UP_ARROW)) {
yAtor -= 3;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
if (podeSeMover()){
yAtor += 3;
}
}
}
function aconteceuColisao(){
for (let i = 0; i < imagemCarros.length; i++){
//collideRectCircle(x1, y1, width1, height1, cx, cy, diameter)
colisao = collideRectCircle (xCarros[i], yCarros[i], comprimento, altura, xAtor, yAtor, 15);
if (colisao){
somDaColisao.play();
voltaParaPosicaoInicial();
if (meusPontosMaiorQueZero()){
meusPontos -= 1;
}
}
}
}
function voltaParaPosicaoInicial(){
yAtor = 366;
}
function aparecePlacar(){
fill(255,254,0);
textSize(25);
textAlign(CENTER);
text(meusPontos, width/5, 25);
}
function conseguiuAtravessar(){
if ( yAtor < 15){
meusPontos += 1
somDosPontos.play();
voltaParaPosicaoInicial();
}
}
function meusPontosMaiorQueZero(){
return meusPontos > 0
}
function podeSeMover(){
return yAtor < 366
}
Tenho 2 dúvidas em relação aos códigos.
1) Não entendi muito bem o porque que as funções "voltaParaPosicaoInicial() ", "meusPontosMaiorQueZero()" e "podeSeMover()" não precisaram ser declaradas no "sketch.js" para funcionar.
2) Porque que em algumas dessas funções (citadas acima), eu coloco "return" e em outras não.
Obrigado.