eu sempre tenho duvidas quando devo usar parâmetros e quanto ao uso do return, quando devo usar ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
eu sempre tenho duvidas quando devo usar parâmetros e quanto ao uso do return, quando devo usar ?
Olá, Rafael, tudo bem?
Os parâmetros são valores passados para uma função quando ela é chamada. Eles fornecem informações ou dados necessários para que a função realize uma tarefa específica. Os parâmetros tornam suas funções mais flexíveis, pois você pode reutilizá-las com diferentes conjuntos de dados, evitando repetições de código. Devemos usar parâmetros quando precisarmos que a função realize uma operação com base em informações específicas. Por exemplo, ao calcular a soma de dois números, é necessário informar de maneira genérica quais são esses dois números, e isso é feito por meio dos parâmetros.
// Função que calcula a soma de dois números usando parâmetros
function somar(a, b) {
return a + b;
}
const resultado = somar(5, 3); // Chama a função com os valores 5 e 3
console.log(resultado); // Imprime 8, que é o resultado da soma
Neste exemplo, a função somar aceita dois parâmetros, a e b, e retorna a soma dos valores fornecidos como argumentos ao chamar a função.
O return é usado para indicar o valor que uma função deve produzir como resultado. É o valor que a função "retorna" quando é chamada.
Usamos return quando desejamos que a função forneça um resultado para ser utilizado em outros lugares no programa.
Como visto no exemplo da função que realiza a soma de dois números apresentado acima, usamos a função return para que a função retorne o valor da soma desses valores que serão passados como parâmetros.
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!
brigadãoooo