1
resposta

Funcionando corretamente - Não economize nos nomes das variáveis

Após a execução de boa parte do código, percebi que economizar nos nomes das variáveis não é uma boa ideia. Há um perca muito de grande tempo para realização da leitura e interpretação das formas abrevidas. O código fica esteticamente melhor com variáveis curtas, mas não é nada funcional

// variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;             //posição x da bolinha
let yBolinha = 200;             //posição y da bolinha
let diametro = 30;              //diametro da bolinha
let raio = diametro/2;          //raio da bolinha

//velocidade da bolinha
let xVelocidade = 4;            //velocidade x da bolinha
let yVelocidade = 4;            //velocidade y da bolinha

//variáveis da raquete do player
/*informação importante: as variáveis de posição da raquete,
são as que formam o canto superior esquerdo*/
let xRaquete = 5;               //posição x da raquete
let yRaquete = 150;             //posição y da raquete
let comprimentoRaquete = 10;    //comprimento da raquete
let alturaRaquete = 90;         //altura da raquete

//variáveis de colisão
let colidiu = false

//variáveis da raquete do computador
let xComputador = 585;          //posição x da raquete oponente
let yComputador = 150;          //posição y da raquete oponente
let comprimentoComputador = 10; //comprimento da raquete oponente
let alturaComputador = 90;      //altura da raquete oponente
let yVelocidadeOponente



 
function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  show();
  move();
  colisaoBorda();
  mostrarRaquete();
  movimentaMinhaRaquete();
  //colisaoComRaquete();
  colisaoMinhaRaqueteBiblioteca();
  }

function show(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function move(){
  xBolinha += xVelocidade;
  yBolinha += yVelocidade;
}

function colisaoBorda(){
  if (xBolinha > width - raio || xBolinha < 0 + raio){xVelocidade *= -1}
  if (yBolinha > height - raio || yBolinha < 0 + raio){yVelocidade *= -1}
}

function mostrarRaquete(){
  rect(xRaquete, yRaquete, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
}
  
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
}
}  

function colisaoComRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete 
      && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete
      && yBolinha + raio > yRaquete){
    xVelocidade *= -1;
  }
}

function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(){
  colidiu =
  collideRectCircle(xRaquete, yRaquete, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colidiu){
    xVelocidade *= -1
  }

}
1 resposta

Olá, Marco! Tudo bem com você?

Fico feliz que tenha compartilhado conosco a sua experiência ao desenvolver o projeto do curso! Isso mostra que você esta começando a desenvolver um senso critico para a produção de programas.

Continue assim! Tenho certeza que se tornará um ótimo profissional e caso tenha dúvidas, saiba que pode contar com a comunidade do fórum da Alura.

Grande abraço e bons estudos!