5
respostas

Função fechaModal

Vocês perceberam que ao tentar criar uma função abreModal, parecida com a fechaModal para usar no useImperativeHandle, não funciona, ou pelo menos pra mim não foi.
Aqui meu intuito não é o fato do dialogRef.current?.showModal() ser usado em apenas um lugar por isso não teve uma função como a fechaModal, mas entender pq a primeira o forma funciona e a segunda não.Seguem formas:

Forma 1:

useImperativeHandle(ref,()=>(
    {
      open: () => dialogRef.current?.showModal(),
      close: () => fechaModal
    }
  ));

Forma 2:

 const abreModal = () =>{
    dialogRef.current?.showModal();
  }
  const fechaModal = ()=>{
    dialogRef.current?.close();
  };

 useImperativeHandle(ref,()=>(
    {
      open: () => abreModal,
      close: () => fechaModal
    }
  ));
5 respostas

Olá Joao tudo bem?
O problema que você está encontrando acontece devido a um pequeno detalhe na forma como você está passando as funções dentro do useImperativeHandle.
Vou tentar explicar o que acontece em cada uma das duas formas que você mostrou.
Forma 1 (que funciona)

useImperativeHandle(ref, () => ({
  open: () => dialogRef.current?.showModal(),
  close: () => fechaModal,
}));

Neste caso, a função open executa diretamente o dialogRef.current?.showModal() ao ser chamada. A função close está chamando diretamente a função fechaModal.
Por que funciona?

  • Quando o open é chamado, ele executa a lógica diretamente dentro da função anônima (() => dialogRef.current?.showModal()), portanto, não há erro de referência.
  • O fechaModal está sendo passado como uma referência de função, o que funciona corretamente, porque a referência da função fechaModal é válida e executável.

Forma 2 (que não funciona como esperado)

const abreModal = () => {
  dialogRef.current?.showModal();
};
const fechaModal = () => {
  dialogRef.current?.close();
};

useImperativeHandle(ref, () => ({
  open: () => abreModal,
  close: () => fechaModal,
}));

Aqui, você está passando as funções abreModal e fechaModal diretamente dentro de open e close.
No entanto, o problema é que você está passando as referências das funções e não chamando elas.
Por que não funciona?

  • Quando você passa abreModal e fechaModal dessa forma, você está passando a referência da função, não a execução da função.
  • O useImperativeHandle espera que você passe funções que possam ser executadas imediatamente ao serem chamadas, mas no caso da segunda forma, você está apenas passando as funções por referência, sem executá-las.
  • Isso faz com que, ao chamar open e close a partir da referência, você não esteja de fato invocando as funções, mas apenas passando as referências delas sem executá-las. Ou seja, você não está disparando o código dentro das funções.

Para corrigir, você precisa garantir que as funções abreModal e fechaModal sejam executadas dentro da atribuição de open e close.
Isso pode ser feito da seguinte maneira:

const abreModal = () => {
  dialogRef.current?.showModal();
};
const fechaModal = () => {
  dialogRef.current?.close();
};

useImperativeHandle(ref, () => ({
  open: abreModal,  // Passa a função diretamente, sem precisar de um "()" extra
  close: fechaModal, // A mesma coisa aqui
}));

Agora, ao invés de passar as funções dentro de uma expressão de função (como você fez no () => abreModal), você está passando diretamente as referências das funções, mas como elas são referências de funções que já estão prontas para serem executadas, elas vão funcionar como esperado quando chamadas.
Espero que isso tenha ajudado a esclarecer!
Qualquer duvida comente.
Bons estudos.

Obrigado pela resposta Ronaldo Cordeiro Schmidt, mas o que me intriga é que a forma:

useImperativeHandle(ref, () => ({
  open: () => dialogRef.current?.showModal(),
  close: () => fechaModal,
}));

O trecho de codigo close: () => fechaModal, é uma expressão de função ( () => fechaModal ) e funciona. Esse é o ponto, tdo bem se passar abreModal sem ()=> vai funcionar, ok, mas pq a primeira versão mesmo passando ()=> fechaModal, funciona. Meu ponto aqui não é fazer funcionar o projeto está funcionando, queria entender o motivo da função com ()=> ,não funcionar, para o abreModal, pq se fosse a referência pq o trecho abaixo funciona?
Acho que tem algo haver com a referência do objeto modal e o conteúdo do current.

useImperativeHandle(ref, () => ({
 open: () => dialogRef.current?.showModal(),
  close: () => fechaModal,  // Essa linha não deveria funcionar e funciona!
}));

Olá Joao.
Olha nós aqui outra vez...
O que você está observando é uma questão relacionada à forma como as funções e referências são passadas dentro do useImperativeHandle, mais especificamente sobre como a função () => fechaModal está funcionando e o que pode estar acontecendo nos bastidores.
No React, o useImperativeHandle é usado para expor valores ou métodos (como funções) a partir de um componente filho para um componente pai. Isso é útil quando você quer permitir que o componente pai manipule diretamente o estado ou o comportamento do componente filho, como no caso do dialogRef.current.showModal() ou dialogRef.current.close().
A questão está em entender porque a expressão () => fechaModal funciona no seu código quando você pensa que deveria estar passando apenas a referência da função fechaModal diretamente.

O Que Está Acontecendo?

  1. Referências de Funções e o useImperativeHandle:
    Quando você passa funções dentro do useImperativeHandle, você está basicamente expondo métodos para o componente pai.
    O que acontece aqui é que o React vai chamar essas funções somente quando o componente pai realmente invocar esses métodos.

  2. Passando Funções Diretas:
    Quando você faz isso:

    useImperativeHandle(ref, () => ({
      open: () => dialogRef.current?.showModal(),
      close: () => fechaModal,
    }));
    

    A função () => dialogRef.current?.showModal() é uma expressão de função que executa o código imediatamente quando é chamada (por exemplo, open()). Já a expressão () => fechaModal funciona de forma similar, com a diferença de que, ao ser chamada, executa a função fechaModal.
    O ponto importante é que o React está tratando o () => fechaModal como uma função que será executada quando chamada. Ou seja, você está criando uma nova função anônima que, quando chamada, executa a função fechaModal. Isso funciona, porque a nova função criada dentro de () => fechaModal está realmente chamando a função fechaModal ao ser invocada.

  3. Por que isso funciona?:
    A confusão pode ser porque você está pensando que o () => fechaModal não deveria funcionar, mas na verdade, essa expressão está criando uma função anônima que executa fechaModal. Isso é um comportamento normal de funções em JavaScript .
    Você pode criar funções anônimas que chamam outras funções.
    No caso do () => fechaModal, o que acontece é:

    • Quando close() é chamado no useImperativeHandle, o React executa a função () => fechaModal.
    • Isso, por sua vez, chama a função fechaModal e executa a lógica definida ali (fechando o modal, por exemplo).

    Logo, o motivo de funcionar é que a função () => fechaModal cria um invólucro que chama a função fechaModal de maneira válida quando a referência close é invocada.

  4. Agora, Por Que abreModal Não Funciona Assim?
    A confusão está na sua expectativa de que passar () => abreModal funcionaria da mesma forma. O problema aqui é que, ao passar () => abreModal, o React está esperando uma função que execute abreModal quando chamada, mas o que você está fazendo é apenas passando a referência de uma função sem realmente chamá-la.
    Se você passasse open: abreModal, isso funcionaria diretamente, porque você estaria passando a função abreModal já pronta para ser executada.

Resumo:

  • No caso de () => dialogRef.current?.showModal(): Isso cria uma função anônima que, ao ser chamada, executa diretamente o código de showModal(). Isso funciona porque você está invocando diretamente o código dentro da função anônima quando open() é chamada.
  • No caso de () => fechaModal: Da mesma forma, você está criando uma função anônima que, ao ser chamada, invoca fechaModal. Isso também funciona porque a função fechaModal é chamada de dentro da função anônima. Ou seja, você não está apenas passando a referência, você está criando uma função que, quando chamada, executa a função fechaModal.

Conclusão:

A principal diferença está no comportamento esperado de cada uma das funções.
Ao passar () => fechaModal, você cria uma função anônima que invoca fechaModal, e isso é válido.
Quando você passa abreModal diretamente, você está passando a referência de uma função que pode ser executada diretamente, o que é mais simples e direto.
No caso de () => abreModal, o código não funciona corretamente porque você está criando uma função que, por sua vez, precisa ser invocada para chamar abreModal, o que não é necessário se você passar abreModal diretamente.
O comportamento é uma questão de como as funções anônimas e as referências de funções são tratadas pelo React ao serem passadas através do useImperativeHandle.
Espero que a explicação acima tenha lhe ajudado.
Qualquer duvida comente ai.
Bons estudos.

@Ronaldo Cordeiro Schmidt , obrigado pelo seu tempo, acho que não estou conseguindo expor claramente a minha dúvida, vou tentar ser mais simples:

Eu entendo que :
const minhaFuncao = ( ) =>{ alert "chamei minha função" } ;

() => minhaFuncao() // Eu tenho uma  função anônima que chama outra função, se eu passar isso para o useImperativeHandle ele vai chamar a função 
anônima que chama outra função, ok?

Só que nos trechos :

useImperativeHandle(ref, () => ({
  open: ( )=> abreModal,  
  close: ( )=> fechaModal,
}));

Os dois casos usam funções anônimas chamando outras funções, mas só a fechaModal funciona.Esse é o ponto. 

Me desculpe se estou sendo repetitivo mas é pq realmente ainda não fez sentido pra mim.

Olá Joao.
Não se preocupe em parecer repetitivo.
E agora sim ficou claro sua duvida.
E vamos que vamos tentar explicar este comportamento e se é normal.
Isso pode estar acontecendo por alguns motivos:

  1. Execução Assíncrona ou Efeitos Não Sincronizados
    Se o estado isOpen (ou qualquer outro estado interno) não estiver sendo atualizado corretamente dentro do ciclo de vida do React, pode haver uma questão de sincronização. Isso pode ser causado por como o React lida com o estado interno dentro de componentes, e o comportamento pode variar dependendo de quando você chama essas funções.
  2. abreModal Pode Estar com Dependência Incorreta
    Se abreModal estiver tentando atualizar um estado ou variável que depende de algo não resolvido no momento da execução, isso pode resultar em um comportamento inesperado. No entanto, se fechaModal estiver funcionando corretamente, significa que a atualização do estado e a lógica dentro da função estão funcionando bem.
  3. Função Anônima vs Função Direta
    Quando você usa uma função anônima dentro de useImperativeHandle, o React cria uma nova função a cada render. Isso pode afetar o comportamento esperado, especialmente quando se trata de atualização de estado ou referência.
// Essa forma pode causar problemas de re-renderização
open: () => abreModal(),
close: () => fechaModal(),

Em vez disso, usar as funções diretamente como:

open: abreModal,
close: fechaModal,

É uma forma mais "estável", pois você está passando diretamente as funções como referência, e o React pode gerenciar melhor as chamadas de estado sem recriar a função a cada render.
Uma maneira de resolver isso é simplificar a passagem das funções sem usar funções anônimas.
Isso pode melhorar a previsibilidade e a eficiência do código. O correto seria fazer algo como:

useImperativeHandle(ref, () => ({
  open: abreModal,
  close: fechaModal,
}));

Dessa forma, o React mantém uma referência estável para abreModal e fechaModal, o que deve garantir que ambos funcionem corretamente, sem os problemas de re-renderização ou dependências implícitas.
Resumindo:

  • Funções anônimas dentro de useImperativeHandle podem gerar problemas de re-renderização e atualização de estado, pois elas são recriadas a cada render.
  • Funções diretas como referências são mais eficientes e previsíveis, já que o React pode gerenciar essas funções de maneira mais estável.
  • O comportamento que você está vendo, onde apenas fechaModal funciona, pode estar relacionado a esses problemas de dependência ou sincronização.
    Espero que isso ajude a entender o que pode estar causando esse comportamento!
    Envie um feedback de qualquer forma.
    Bons estudos.