Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Fullstack JavaScript

Olá pessoal. Eu tenho uma dúvida que acho que muitas pessoas se fazem. Vale a pena ser Full Stack JS?

Atualmente eu trabalho apenas com JS. Utilizando React, React Native e Node.JS. E conseguimos desenvolver tudo sem problemas. Mas eu estou querendo estudar mais e amplair meus conhecimentos e então me surgiu a dúvida do que aprender.

Pensei em estudar algum outro Framework JS como Vue ou então desenvolver Desktop com Electron.

Eu então me peguei pensando, será que vale a pena ficar aprendendo tudo com JS que é a linguagem que domino hoje ou vale mais a pena aprender uma nova linguagem. Eu também já utilizei Python e Java, mas tem um bom tempo que não uso nada a não ser JS. Até que ponto é valido eu aprender a fazer ""tudo"" com JS e depois pensar em aprender um Play! para Java ou .Net, ou qualquer outra plataforma de desenvolvimento.

Esta dúvida leva em consideração meu tempo para estudos que anda um pouco escasso e tenho me divido em aprender um pouco de cada coisa por dia como sugerido pelo Guilherme Silveira em um post no Blog da Alura.

(Eu nunca consigo escrever publicações pequenas e.e)

3 respostas

Oi José, tudo bem? Acho essa uma ótima pergunta.

Existe muito porém nessas escolhas de carreira e as opções são sempre infinitas. Você me parece já bem confortável com o JavaScript e já está em um ponto onde a maioria dos programadores tendem a ir para uma nova linguagem. O que não é ruim.

Alguns tendem a ir para um campo totalmente diferente do que estão habituados. Exemplos? Aprender Elixir, Talvez Go ou mesmo Python.

Outro preferem continuar na linguagem que estão habituados mas mudam o contexto de uso. Exemplo? Que tal usar o JavaScript no Machine Learning? No Big Data, IoT, etc.

Você vai continuar na sua linguagem preferida, mas vai estar dando outro uso, que vai demandar um tipo de estudo e aprofundamento diferente.

Eu mesmo comecei a estudar Design. Nada haver, não é? UX também não tem nada haver. Pelo menos não no primeiro momento. Mas como desenvolvedores de aplicações web, podemos acabar aprendendo que um recurso legal que a gente aprende a fazer com o JS, não é tão legal para UX. Aqui temos uma visão mais ampla sobre como a interdisciplinaridade pode ajudar na construção de aplicações.

Pode acontecer de percebermos que a linguagem atual não é boa para determinado problema que estamos enfrentando quando mudamos o contexto de uso. Ai aprendemos as limitações dela. Ex? Existem usos práticos de JavaScript no Machine Learning, mas até onde eles vão de fato? E sabendo dessa limitação, qual é a linguagem que melhor resolve o problema? Isso pode ser um sinal de qual é a próxima linguagem que deveria dedicar um pouco de esforço.

Vale lembrar que tudo isso precisa ser cuidadosamente vista de acordo com seus objetivos pro futuro.

Acredito sim que tenha um valor interessante ser Full-Stack JS, mas como você está apenas no ecossistema React da coisa, talvez você ainda esteja com uma visão muito fechada.

Ampliar seu leque aprendendo um Angular e/ou Vue pode não só fortalecer seus conhecimentos como desenvolvedor JS, como também ampliar sua visão sobre o código que produz atualmente com o React. Talvez role até aquelas perguntas: será que isso que faço no react, não seria mais interessante se eu fizesse do jeito do angular?

Olá Wanderson. Conhecidentemente também comecei na área de Design.

Acho que com certeza valeria investir em uma nova linguagem. Eu acho que o ambiente que mais me identifico é realmente o de aplicações Web/Mobile. Não é uma área que eu queira deixar de criar coisas para ela tão cedo.

Meu objetivo atualmente é ampliar meus conhecimentos na área Web, mas principalmente começar a desenvolver de forma mais solida em Mobile - além de aprender algo sobre Desktop.

O que mais fico pensativo é na relação entre utilizar JS para ""TODAS"" as áreas. Qual seria a vantagem para mim e quais seriam as desvantagens.

Dando um exemplo prático: Eu estou planejando desenvolver uma aplicação de Produtividade personalizada para minhas necessidades. Eu tenho pretenções de desenvolve-la Web, Mobile e Desktop. Então eu me questionei quais ferramentas utilizaria. Queria tornar esta aplicação uma forma de estudo então logo pensei em aprender uma nova Linguagem como Java, onde utilizaria um framework para web, desenvolveria aplicação para Android e usaria o JavaFX para Desktop. Porém eu acredito que ainda preciso melhorar como desenvolvedor JS que é o que utilizo no trabalho então me surgiu a dúvida se deveria usar o conjunto de Framework Web JS (Estava pensando em Vue ou Angular), Ionic/React native e Electron.

E então foi quando me questionei se vale a pena para mim, um jovem no seu primeiro emprego como programador, focar-se por hora na plataforma JS em geral e depois pensar em realizar um troca ou expansão da plataforma para outras áreas. Ou vale a pena desde já começar a ampliar meus horizontes.

Eu costumava ter um sério problema com foco e sempre começava vários cursos, projetos e etc, em linguagens diferentes e nunca terminava. E agora tenho um certo receio de começar novamente a "pular " de um lado para o outro e ficar sempre na superficie. Não que seja necessariamente ruim, conhecimento é sempre interessante, porém conhecimento de muitas áreas sem aplicação se torna obseidade mental, não é mesmo?

solução!

Concordo José, neste caso, ainda é válido sim e importante que se mantenha focado no JS. Talvez você deva realmente esperar mais um pouco pra escolher uma outra linguagem e enquanto isso, ir crescendo um pouco mais no ambiente que você já está inserido.

A minha impressão é que tem muito valor ser full. E se especializar em uma única linguagem que permite esse tramite inteiro tem ainda mais valor. Não só pro primeiro emprego, em um segundo ou terceiro você pode deixar até de ser full pra focar em uma parte específica. Mobile ou Web mesmo.

A Web é uma área muito ampla. Tem muito o que aprender. Segurança, construção de APIs, aprender sobre infra...

Talvez o melhor caminho seja esse mesmo que você comentou. Criar a aplicação como estudo para web/mobile e desktop e aproveitar para conhecer um novo framework.

Pode acontecer de mesmo assim você precisar conhecer uma linguagem nova, tipo, se escolher angular como seu framework, vai precisar conhecer o TypeScript, e isso vai adicionar ainda mais pra você. Por mais que seja uma linguagem próxima do JS, vai ver que elas são bem diferentes.

Do lado de cá eu fico na torcida pelo seu sucesso e espero que possa te ajudar em qualquer problema que apareça, aqui no fórum!