Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Frustação na idade de começar

Boa tarde

Eu já tinha criado um tópico em relação a isso, mas vejo que está me consumindo e até me deixando muito frustado, eu tenho 26 anos e ainda estou na universidade e sou estágiario, eu quero migrar da aréa de suporte para programação mas eu vejo tanta coisa pra estudar, que até fico me perguntando se vai dar certo isso por conta de eu me achar velho para começar nessa área, eu sei que quero isso, mas por conta desses pensamentos eu não consigo ter o gás necessário para ir em frente.

10 respostas

Boa tarde João, enfrentei o mesmo dilema que você. Me formei em Sistemas de Informação aos 26 anos, porém não consegui me inserir na área de desenvolvimento e me sentia meio frustado com essa situação. Me desanimava o fato de começar a estudar alguma coisa nova, porque era um longo caminho até conseguir uma vaga, pensando que eu estaria perto dos 30 quando atingir a meta. Porém coloquei como objetivo, troquei ideias com pessoas que atuam na área que eu queria chegar e tracei esse rumo. Percebi nesse caminho que cada pessoa tem o seu tempo. Conheci pessoas que alcançaram o que queriam somente depois dos 35, e então percebi que nunca é tarde, Minha dica: troque experiências, procure um coaching se possível, estabeleça metas e persista. Quando você menos esperar, terá alcançado o seu objetivo e terá ainda muito tempo para se aperfeiçoar.

solução!

Oi João Paulo,

Me lembro do seu tópico anterior.

Imagino como você se sente. Tenho 34 anos e comecei esse ano a estudar psicologia, são 5 anos de curso. A grande maioria dos meus colegas da sala tem entre 17 e 22 anos. Imagina como me sinto... Gostaria de ter o tempo livre que a maioria tem para estudar mais, mas a vida é assim mesmo... Às vezes fico apavorada só de pensar que um dia (daqui uns 4 anos) terei que estagiar: isso significa meio que dar um downgrade para mim, mas entendo que faça parte do processo e estou tentando não sofrer por antecedência também, rs.

Quanto a questão da idade: você tem toda vida pela frente, não deixe que essa crença limitante te consuma, mesmo porque você sabe que está no caminho certo e sabe o que quer fazer, ai aquela vozinha interior começa a falar que mudar de área não é para nós, que não vamos dar conta dos estudos... Aproprie-se da sua vida e por mais que você escute essa voz, não dê atenção a ela.

Foque nas suas crenças fortalecedoras: na sua vocação, no seu desejo de aprender cada vez mais para ser um profissional referência e de profundo conhecimento.

Eu poderia escrever muitas coisas para você, mas acredito que somente você é quem vai conseguir rever seus pensamentos. Por mais que venha aquela ideia de que você não dará conta, organize-se, pleneje seu dia, sua semana e as coisas vão entrando nos eixos.

Você já leu esse post do Guilherme Silveira? https://blog.alura.com.br/o-dia-a-dia-de-um-profissional-que-aprende-o-calendario-de-estudo/

Ele ajuda a criar uma rotina de estudos. Talvez ela te ajude a e organizar melhor nos estudos e consequentemente diminua essa sua tensão sobre tantas coisas que precisa estudar.

Desculpa o textão ^^

Espero que essa sensação diminue e que você conquiste seus objetivos.

Muito obrigado a vocês dois pelos conselhos e exemplos, eu sei que é uma situação até as vezes difícil de se encontrar, e muita coisa para absorver. Seu exemplo Priscila é um dos mais belos que eu já vi, estou aprendendo muito com os seus cursos, muito obrigado viu.

Gratidão João Paulo! ^^

Super boa sorte para você!!

Boa tarde João!

Uma coisa que ajuda bastante é ter um Mentor; alguém que te sirva de referência e te ajude a dar o caminho das pedras.

Realmente é "muita coisa para aprender", mas ninguém sabe tudo, nem nunca saberá. Não se preocupe tanto com isso. Coloquei entre aspas de propósito, pois o que importa mesmo são os conceitos. Aprenda bem os conceitos, não se importe muito com as tecnologias em si; se você entende bem os conceitos, consegue aprender um nova tecnologia com muito mais facilidade. Tenha foco, escolha um caminho e siga em frente!

Nunca deixe de estudar, mas inicialmente procure se especializar em uma determinada tecnologia. Escolha uma Linguagem de Programação, aprenda bem essa linguagem, aprenda bem SQL e vá pro mercado. Depois de 1 ou 2 anos você, já com uma certa experiência, aprende outra linguagem. E você vai ver que vai conseguir aprender com muito mais facilidade.

Se você trabalha na área de Suporte, certamente tem muita coisa que você pode automatizar com Programação. Isso já pode ser uma boa porta de entrada.

A Empresa que você trabalha tem Departamento de Sistemas, Programação? Se tiver, entra em contato com o pessoal, conversa com eles, vai que de repente aparece uma oportunidade...

A Priscila deu essa ótima referência:

https://blog.alura.com.br/o-dia-a-dia-de-um-profissional-que-aprende-o-calendario-de-estudo/

Eu te recomendo este livro:

https://www.casadocodigo.com.br/pages/sumario-programador-apaixonado

Tem sido um guia na minha carreira.

No mais, pro que precisar e eu puder ajudar, segue meu email:

jjcbj1986@gmail.com

Abraço e boa sorte!

Eu as vezes fico frustrado também, só comecei a estudar programação faz 2 anos, mas em 2 anos percorri um longo caminho, consegui meu emprego (que ainda não em lá uma ótima remuneração mas é minha chave de entrada). Eu sou impaciente também, e gostaria muito de ter começado mais cedo, mas tem uma coisa que eu tenho de vantagem em relação ao meu "eu" antigamente, meus estudos viraram uma rotina agradável. Claro, vez ou outra sou atacado novamente pelo "se eu tivesse começado mais cedo" só que eu me dedico todos os dias para compensar por isso. Não desista não, se inspire com outras pessoas, vai ser um caminho difícil mas o gosto da vitória é ainda maior quando você passa por esses. Se precisar me coloco a disposição também pelo e-mail thauroo@gmail.com Os cursos da Priscila são bem inspiradores também,da uma olhada neles, são leves de assistir e trazem grandes reflexões. Boa sorte e boa caminhada!!!!

Oi Thiago,

Obrigada pela contribuição e pela indicação :D

Eu e toda a galera da Alura desejamos cada vez mais sucesso e realização a todos os alunos, essa é a minha maior motivação em criar cursos para vocês :D

Muito obrigado a cada um de vocês pela ajuda, acredito muito na Alura, e até queria que ela estivesse dando aula presencial aqui na minha cidade, obrigado mesmo para Thiago e Jonas, entrarei sim em contato com vocês, e a senhora ou você Priscila! =]

Pode me chamar de você, hehehe :}

Não há de quê João! É sempre bom ajudar quem precisa! Qualquer coisa estamos às ordens! Abraço!