2
respostas

Front end

Queria dicas para ser especialista em front end e quais linguagens frameworks usar e como saber sobre testes de empresa voltado para área estou começando?

2 respostas

Olá, Ailton! Tudo bem?

Um especialista em front-end precisa, acima de tudo, de prática e de paciência.

Base:

O primeiro passo é focar em HTML, CSS e JavaScript. Muitos passam com pressa nessas linguagens, mas depois nós percebemos como são importantes, principalmente as bases em CSS e JavaScript. Nesse momento inicial, você terá um diferencial se focar em três temas:

  • HTML: Acessibilidade;
  • CSS: Layouts com Flex e Grid;
  • JavaScript: Manipulação de arrays e objetos com ES6.

Quando você estiver confortável, tente fazer alguns projetos. Aqui algumas ideias:

  • Landing Page: Tente ser criativo, criar uma landing page para um banco, um restaurante, etc;
  • Formulário de cadastro: O formulário não leva a lugar nenhum, mas é importante praticar porque é um dos padrões mais comuns (e mais trabalhosos) do front-end;
  • Modal: Qualquer tipo de modal, é outro padrão comum e será interessante aprender sobre;
  • Menu Hamburguer: Sabe aquele menu que em dispositivos móveis pode ser aberto e fechado, mas em desktop é fixo? É outra coisa importante de se aprender.

Especialização

Se você praticou, aprendeu sobre os padrões comuns, sobre JavaScript avançado e entende como um site funciona, você pode escolher um framework como Angular, React ou Vue.

É muito importante que você escolha um framework e foque nele. Falando de empresas, geralmente elas pedem conhecimento em um framework, mas não exigem um específico. A ideia é que você sendo capaz de trabalhar com uma ferramenta, também é capaz de trabalhar com as outras, só precisará aprender. Por isso, foque o máximo que puder em uma, o conhecimento é transferível.

De novo, pratique:

  • Lista de tarefas: O famoso To-Do. Ter uma lista de tarefas é uma boa maneira de praticar frameworks, criando, editando e apagando itens você entenderá o conceito de estado;
  • Pomodoro/Timer: Um timer, geralmente no estilo pomodoro, é outro projeto comum para se praticar. É bom porque você é desafiado a trabalhar com datas em JavaScript e precisa lidar com a interação do usuário;
  • E-commerce: Tente construir um e-commerce. E-commerces são ótimos para aprender a lidar com rotas, dados dinâmicos e estado global. Você pode usar um CMS para criar seus produtos e puxá-los. Não precisa lidar com login do usuário ou algo do tipo, essa parte seria contraprodutiva no momento.

Seguindo esse caminho, você pode criar vários projetos e terá um portfólio excelente! Mas é um caminhada constante, estamos falando de algo que pode levar 1-3 anos. Lógico que você irá colher frutos durante esse processo, porém é importante ressaltar que a paciência é importantíssima. Nos meus primeiros dois anos eu tentei aprender tudo de uma vez, com pressa, e na verdade isso apenas me atrasou e até hoje percebo lacunas no meu conhecimento porque pulei etapas.

Conforme você vai avançando, verá a necessidade de outros conhecimentos: UI Design, back-end, DevOps. É normal, hoje em dia, um bom profissional front-end precisa saber um pouco de tudo e ser especialista em front.

Outra dica importante, procure vagas de Front-end Junior no LinkedIn e outros portais de emprego e vá anotando os requisitos, principalmente de empresas que você gostaria de trabalhar, assim você terá um direcionamento mais claro.

Coloquei muita coisa aqui, não precisa saber tudo, fiz essa resposta para você poder dar uma olhada de tempos em tempos. E qualquer dúvida mais específica, sinta-se livre para perguntar!

Bons estudos!

ótimo, agora com quem resolvo isto, estou diariamente realizando atividades, existe os rankings, (Ranking semanal Ranking mensal e Ranking geral) há vários dias estou em 13 lugar qd termino as atividades, eu não subo nada todos dias na mesma posição décimo terceiro é impressionante, penso que iria subir uma colocação e nada é até desistimulante na minha opinião. agradeceria informar qual seria o setor.