Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Framework

Fala pessoal, tudo bem? não é uma duvida referente ao curso em si, é mais um caminho que eu preciso de orientação. Seguinte, sempre trabalhei com jsf e primefaces basicamente, tenho inclusive alguns daqueles templates pagos do primefaces. Vejo muita gente, mas muita mesmo, falando para mim esquecer do JSF e ir para o Spring MVC. Qual a opniao de voces? devo realmente partir po Spring mvc e ignorar o JSF? Lembrando que nao sei nada de Spring, nem de nada kkkk. Soh manjo JSF pq fiz o curso de jsf na caelum. Abraços

5 respostas
solução!

Olá Jilles,

Tudo depende do problema que seu projeto pretende resolver. Se seu projeto possui muito formulário, é para um número razoável de pessoas (diria que 100 usuários simultâneos na aplicação é tranquilo) e você já tem ideia dos problemas que o JSF possui e quais deve evitá-los (como exemplo, não colocar tudo como SessionScoped), você tende a ter um caminho tranquilo no JSF e uma manutenção e construção rápidas.

Tudo realmente depende do que você quer resolver no projeto.

Temos curso de Spring, que eu mesmo ministrei também. Se quiser fazer em seguida: https://cursos.alura.com.br/course/spring-mvc-1-criando-aplicacoes-web

São 3 módulos, comece com o link acima.

Olá,

O Spring by Pivotal tem vários projetos (https://spring.io/projects) que se integram. Suas evoluções são mais rápidas, a documentação não ajuda muito na minha opinião, assim o desenvolvedor tem muito mais trabalho para escrever e manter o código. E por causa disso, tem poucos livros/referências. O Spring Boot favorece a convenção sobre a configuração, e produz um jar executável com um contêiner embutido, assim facilitando a vida do desenvolvedor. Faça os cursos de Spring que o instrutor recomendou. E depois faça o curso de Spring Boot da Alura que endenderá o que estou dizendo.

O Java EE tem poucas evoluções, é mais constante/estável, tem melhor documentação, por exemplo, o Java EE Tutorial, e tem bastante livros/referências sobre Java EE. O JSF 2.2 é bem estável, tem @FlowScoped, tem Contracts. Recomendo livro "Mastering Java Server Faces 2.2" (https://www.amazon.com.br/Mastering-JavaServer-Faces-Anghel-Leonard-ebook/dp/B00LB6DISS/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1491764707&sr=8-1&keywords=Mastering+JavaServer+Faces+2.2).

Parafraseando o instrutor: "Tudo depende do problema que seu projeto pretende resolver. "

Mas para isso seria interessante conhecer ambos não. Por exemplo, vou começar 2 projetos novos, um seria um guia comercial, como uma lista telefonica. Outro seria um projeto pessoal, onde quero fazer um sistema de compra e vendas, mesclando com android. Usuario faz a compra via android, e as empresas controlam via web. No caso jsf me atenderá bem em ambos os casos?

ps: acabei de adquirir esse livro hehe, vou dar uma olhada a noite

Jilles, não é tão simples assim.

Creio que o que pesa é requisitos não funcionais como: quantos usuários você crê que utilizarão o sistema; qual o grau de conhecimento seu e de quem mais irá trabalhar no projeto com interfaces web (javascript, css, html); qual o grau de interação que as telas terão, se elas são muito dinâmicas, onde um clique abre opções e depois popups e etc enquanto outras coisas são carregadas em outra parte da tela; e por aí vai.

Nem sempre é simples escolher um framework/plataforma para trabalhar. Para projetos onde você tem tempo fechado, iria sugerir fazer com o que você conhece ou tem maior familiaridade. Para projetos que suportam uma curva de aprendizado, ai você pode ir inovando com tecnologias novas.

Acho que o ponto principal é que o sucesso do seu projeto não está ligado a tecnologia em si, mas a esses "requisitos não funcionais" que afetam toda a experiência de uso de uma app.

Abraço

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software