Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

framework

Gostaria de saber se o Django perde muito para o FastApi. Gostaria de saber também sobre a curva de aprendizado entre um e outro, pois sempre escuto dizer que django é antigo e é extremamente robusto. Estou querendo me aprofundar em um dos dois, porem o fastapi mal tem conteúdo aqui na Alura e isso virou um ponto negativo para ele. Mas ainda sim queria uma opnião sobre o Django. Obrigado.

1 resposta
solução!

Olá Luca! Como vai?

Ambos são frameworks web populares com suas vantagens e desvantagens.

O Django é um framework web em Python que existe há bastante tempo e é conhecido por sua robustez e estabilidade. Ele possui uma grande comunidade de desenvolvedores e uma vasta quantidade de recursos e bibliotecas disponíveis. O Django é amplamente utilizado em projetos de grande porte e é muito maduro.

Por outro lado, o FastApi é um framework web mais recente, também em Python, que se destaca pela sua velocidade e eficiência. Ele foi projetado para ser rápido e fácil de usar, com uma sintaxe simples e intuitiva. O FastApi é ideal para projetos menores e mais rápidos, onde a desempenho é uma prioridade.

Quanto à curva de aprendizado, o Django pode exigir um pouco mais de tempo para se familiarizar, devido à sua vasta quantidade de recursos e sua abordagem mais completa. Já o FastApi é mais simples e direto, o que pode facilitar o aprendizado, especialmente se você já possui conhecimentos em Python.

No que diz respeito ao conteúdo disponível na Alura, é verdade que o Django tem mais material disponível. No entanto, isso não significa que o FastApi seja inferior. O fato de haver menos conteúdo sobre o FastApi pode ser justificado pelo fato de ser um framework mais recente.

Minha sugestão é que você avalie suas necessidades e objetivos para decidir qual framework é mais adequado para você. Se você está buscando um projeto de maior porte e com uma comunidade mais estabelecida, o Django pode ser a melhor opção. Por outro lado, se você está buscando velocidade e simplicidade, o FastApi pode ser a escolha certa.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software