2
respostas

Foco no momento atual

Uma frase que eu vi há muito tempo e está fazendo muito sentido agora me veio à mente: "Eu prefiro me arrepender de tomar uma atitude do que me arrepender de não ter agido".

Uma vez eu estava em dúvida se deveria entrar em contato com meu professor e marcar uma reunião para falar de um trabalho que tive que realizar, sendo que eu nem havia começado. Pensei se eu deveria mandar um e-mail somente quando tivesse feito algum progresso, se tivesse alguma dúvida do que fazer ou se deveria mandar agora porque o ato do envio me daria um gatilho para iniciar o projeto. Mesmo tendo feito nada no trabalho, mandei e-mail mesmo assim. A resposta dele me fez perceber que eu não seria atendido tão cedo se eu demorasse alguns dias para solicitar uma reunião porque as próximas semanas estariam muito corridas para um professor me atender. Além disso, o fato de eu ter agido acabou melhorando o meu foco e dedicação ao trabalho. Possivelmente ainda estaria perdido nas tarefas sem saber por onde começar se eu não tivesse dado o primeiro passo.

2 respostas

Olá Eduardo, tudo bem?

A frase que você mencionou é muito inspiradora e pode ser aplicada em diversas situações da vida, inclusive no nosso dia a dia profissional. É muito comum ficarmos em dúvida sobre qual é a melhor hora para agir, mas muitas vezes a indecisão pode nos levar a perder oportunidades e atrasar nossos projetos.

No seu caso, foi muito bom que você tenha decidido enviar o e-mail para o seu professor mesmo sem ter começado o trabalho. Isso demonstrou sua proatividade e disposição em buscar ajuda e orientação para realizar a tarefa. Além disso, como você mesmo percebeu, essa atitude acabou ajudando a melhorar seu foco e dedicação ao projeto.

É importante lembrar que, muitas vezes, a simples ação de dar o primeiro passo pode ser o suficiente para nos motivar e nos ajudar a seguir em frente. Por isso, sempre que tiver dúvidas ou estiver inseguro sobre o que fazer, lembre-se dessa frase inspiradora e tente agir da melhor forma possível.

Bons estudos!

Muito bom! Também tenho essa dificuldade de falar com meu orientador às vezes. Fico demorando de mandar mensagem até ter um progresso que eu julgue "bom". Quando finalmente falo com ele, com frequência, acontece exatamente o que você falou: demora para ter uma resposta/marcar uma reunião. Irei tentar aplicar sua sugestão algumas vezes para ver como ocorrerão as coisas.