2
respostas

FOCO EM REUNIÕES IMPRODUTIVAS

No meu trabalho, muitas pessoas que tem que estar nas reuniões, nem sempre a deixam mais produtiva. A pessoa é líder da área, mas por divagar nos assuntos acaba atrapalhando a produtividade da reunião. Eu não sou gestora e simples participante, esperando ordens. Constantemente me pego "alucinando", viajando para Planetas distantes.... Como posso manter o foco?

2 respostas

Oi Domenica! Tudo bem?

Entendo perfeitamente a sua situação. Reuniões improdutivas podem ser muito frustrantes, especialmente quando você não tem controle sobre a condução delas. Vou te dar algumas dicas para tentar manter o foco e, quem sabe, até ajudar a melhorar a produtividade das reuniões:

1. Preparação Prévia: Antes da reunião, revise a pauta e anote os pontos que são relevantes para você. Isso vai te ajudar a se concentrar no que realmente importa.

2. Anotações: Durante a reunião, mantenha um caderno ou um documento aberto para fazer anotações. Isso pode te ajudar a manter a mente focada no que está sendo discutido.

3. Participação Ativa: Tente participar mais ativamente, fazendo perguntas ou contribuindo com suas ideias. Isso pode te manter engajada e, ao mesmo tempo, ajudar a direcionar a reunião de volta ao foco.

4. Pausas Mentais: Se perceber que está "viajando", faça uma pequena pausa mental. Respire fundo, beba um gole de água e volte sua atenção para a reunião.

5. Feedback Construtivo: Se for apropriado, você pode sugerir melhorias para a condução das reuniões ao seu líder ou gestor. Por exemplo, sugerir que as reuniões tenham uma pauta mais clara e objetiva pode ser uma boa ideia.

6. Uso de Ferramentas: Existem várias ferramentas que podem ajudar a manter as reuniões mais focadas, como cronômetros para cada tópico da pauta ou aplicativos de gerenciamento de tarefas.

Bons estudos!

Obrigada!!!

Muito boas suas sugestões.