1
resposta

Flexibilização da Técnica Pomodoro e percepção externas dessas pausas frequentes.

Para mim essa técnica parece muito metódica. Fazer 5 minutos de pausa a cada 25 minutos de foco. Será que teríamos beneficio se tivesse uma flexibilização um pouco maior. Exemplo em vez de 25 minutos exatos de 25 a 45 minutos focados e aí uma pausa de 5 a 10 . Funcionaria? É razoavel? Ou eu to sabotando a técnica ? Além disso, me preocupa também a percepção externa, seja gestor ou colega, de que o profissional esta gastando muito tempo com as pausas. Como evitar uma percepção errada da pausa, principalmente a mais longa?

1 resposta

Oi Raissa,

Sím, é possível flexibilizar. Imagina que a técnica é uma norte, um molde e você faz os ajustes para adaptá-la a uma realidade que funcione para você.

Sobre as pausas, sinceramente acredito que a melhor maneira de não causar a impressão de estar "perdendo tempo" é manter a produtividade sempre em alta, fazendo boas entregas, com qualidade.

Dentro da organização existem diferentes perfis, inclusive de líderes. Vai ter aquele que valoriza o profissional que é o primeiro a chegar e o último a sair, independente da qualidade da produtividade e aquele líder que valoriza mais as qualidades das entrega, ainda que o profissional não faça uma longa jornada de trabalho. Sendo assim, fica difícil definir o que fazer para contornar essa situação.

Por isso digo que as entregas realizadas constantemente com alto nível de qualidade seja a melhor maneira de conquistarmos este respaldo. E até mesmo explicar, caso alguém lance um olhar duvidoso (que diz: pausa de novo?) que você está experimentando uma técnica para melhorar a sua produtividade. Se você acha que fazer a pausa maior pode trazer prejuízos, diminua, mas aproprie-se do seu feito.

Espero ter ajudado. ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software