6
respostas

flex-wrap: wrap;

No tamanho 720 tela do tablet a seção categorias quebrou em 3 colunas, não funcionou como no video, abaixo segue codigo:

HTML:

 <section class="categorias">
            <h2 class="categorias__titulo">Categorias</h2>
            <ul class="categorias__lista">
                <li class="categorias__item">Shows</li>
                <li class="categorias__item">Teatro</li>
                <li class="categorias__item">Festivais</li>
                <li class="categorias__item">Cinema</li>
                <li class="categorias__item">Arte</li>
                <li class="categorias__item">Fotografia</li>
                <li class="categorias__item">Tecnologia</li>
                <li class="categorias__item">Design</li>
            </ul>

FLEX.CSS:

.categorias__lista {
    display:flex;
    flex-direction: column;
    row-gap: 1rem;  

    }

@media (min-width: 720px) {
.menu {
  column-gap: 75px;
}

    .categorias__lista {
    flex-wrap: wrap;
    column-gap: 1rem;
} 
}

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

6 respostas

Oi, Antônio, tudo bem?

Pelo código que você compartilhou não consegui identificar o problema, peço que você compartilhe o link do seu projeto no GitHub ou uma pasta com todos os arquivos que você utilizou no através do Google Drive. Dessa forma, conseguirei realizar os testes necessários e te ajudar de forma mais assertiva.

Lembre-se que, se enviar os arquivos por meio do Google Drive, é necessário conceder permissão para que eu possa ter acesso.

Fico no aguardo!

Bom dia,

Segue link do Repositorio do Github:

https://github.com/Augusto-Marinho/Culturama

Oi, Antonio, tudo bem?

Muito obrigado por compartilhar seu projeto.

Analisei o seu código e parece que tudo está funcionando corretamente, o problema poderia estar relacionado a algum arquivo não salvo ou a falta de algum código em uma parte do projeto.

Caso ainda tenha dúvidas, conte com o fórum para te ajudar. Abraços!

Bom dia,

Já revisei varias vezes o código e recapitulei as aulas, tudo esta seguindo o curso, não encontrei nada que pudesse fazer o resultado não ser o esperado, a seção de categorias continua ficando 3 colunas e o pior é que agora fica comprometendo o restante do layout e as demais seções não ficam como deveriam por conta desse problema.

Mesmo assim obrigado!

Boa noite, Antonio. Tudo bem? Espero que sim.

Peço licença para entrar nesse debate de vocês sobre a disposição do seu layout de categorias, Antonio, que está apresentando algum probleminha. Sou bem iniciante na área, estou prestes a terminar o meu primeiro curso da escola front-end, o de HTML e CSS, logo em diante vou para JS. Por esse motivo eu não saberei dizer o porque que está apresentando essa falha no seu projeto, mas venho apresentar como eu fiz e que talvez possa te ajudar em algo. Importante destacar que, eu não consegui acesso ao link do projeto do site já estruturado a qual a Alura disponibilizou, por esse motivo eu tive que estruturar o site do zero por conta própria , então o código que irei mostrar está exatamente do jeito que pensei em fazer, obviamente pode haver formas melhores de escrever o que eu fiz, ou até caminhos melhores de traçar do que eu escolhi fazer.

Primeiro mostrando o meu código HTML dessa parte do layout de categorias:

            <div class="categorias">
                <h1 class="categorias-titulo">CATEGORIAS</h1>
                <ul class="categorias-lista">
                    <li class="categorias-lista-1"><a class="categorias-link" href="">SHOWS</a></li>
                    <li class="categorias-lista-2"><a class="categorias-link" href="">TEATRO</a></li>
                    <li class="categorias-lista-3"><a class="categorias-link" href="">FESTIVAIS</a></li>
                    <li class="categorias-lista-4"><a class="categorias-link" href="">CINEMA</a></li>
                    <li class="categorias-lista-5"><a class="categorias-link" href="">ARTE</a></li>
                    <li class="categorias-lista-6"><a class="categorias-link" href="">FOTOGRAFIA</a></li>
                    <li class="categorias-lista-7"><a class="categorias-link" href="">TECNOLOGIA</a></li>
                    <li class="categorias-lista-8"><a class="categorias-link" href="">DESIGN</a></li>
                </ul>
            </div>

Em primeira mão eu pensei que seria apenas definir a posição do primeiro e do último item no grid (COMO MOSTRADO NO CÓDIGO LOGO ABAIXO, E EM SEGUIDA COMO FICOU), logo, o restante iria se dispor de forma automática e respeitar suas devidas posições. Mas não foi bem isso que aconteceu.

    .categorias-lista {
        display: grid;
        column-gap: 1.5em;
    }

    .categorias-lista li:nth-child(1) {
        grid-column: 1/2;
        grid-row: 1/2;
    }

    .categorias-lista li:nth-child(8) {
        grid-column: 2/3;
        grid-row: 4/5;
    }

Mas ficaram todos foram de ordem, como mostra no print abaixo:

IPrint do site culturama

Então decidi que iria ter que definir as posições de alguns manualmente, e fiz dessa forma:

    .categorias-lista {
        display: grid;
        column-gap: 1.5em;
    }

    .categorias-lista li:nth-child(1) {
        grid-column: 1/2;
        grid-row: 1/2;
    }

    .categorias-lista li:nth-child(8) {
        grid-column: 2/3;
        grid-row: 4/5;
    }

    .categorias-lista li:nth-child(3) {
        grid-column: 1/2;
        grid-row: 3/4;
    }

    .categorias-lista li:nth-child(4) {
        grid-column: 1/2;
        grid-row: 4/5;
    }

    .categorias-lista li:nth-child(5) {
        grid-column: 2/3;
        grid-row: 1/2;
    }

**E ficou exatamente como está no figma: **

Print do site culturama

OBS: Considero toda e qualquer sugestão/conselho, sou inciante e apenas mandei essa sugestão de resolução porque aqui deu certo, caso tenha alguma maneira mais inteligente de codar o meu código, peço por favor que ajude de volta dando sugestões em que posso melhorar. Espero ter ajudado!

Mesmo tentando o código que voce usou, continuou apresentando 3 colunas, refiz todo o projeto do zero e simplesmente não funcionou.

O erro persiste!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software