Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Fiz de outra forma mas obtive o mesmo resultado do instrutor

O que fiz foi fazer o teste de condicional if-else se o shift foi pressionado e dentro do bloco adicionei o pincel.arc() e o pincel.fill() em cada condição alterando o tamanho do raio em um deles. Não usei a declaração de uma var específica para substituir o raio, mas obtive o mesmo resultado do instrutor, então tudo bem né? Adicionei a função anterior aprendida de alterar as cores após clicar com o botão direito, assim além de alterar o diâmetro do raio, também altera as cores :)

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgrey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    cores = ['blue', 'yellow', 'red', 'green', 'cyan', 'black', 'white', 'purple', 'orange', 'darkblue', 'pink'];
    cor = 0;

function desenhaCirculo(evento) {

var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores[cor];
        pincel.beginPath();
        if(evento.shiftKey){
            pincel.arc(x, y, 20, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
        }else{
            pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
        }

}

function mudaCor(){
        cor++;
        if(cor>=cores.length){
            cor = 0;
        }
        return false;
    }

tela.oncontextmenu = mudaCor;
    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>
2 respostas
solução!

Olá, um mesmo programa pode ser feito de diversas maneiras diferentes, por isso dizemos em uma sala de aula, que programação não existe a possibilidade de um aluno colar do outro.

O que importa é seu código estar limpo, não muito resumido, e funcionar. Se quiser colocar comentários também te ajuda a lembrar o porque vc fez desta maneira em um futuro e em caso de empresa, ajuda os colegas que acessarem a entenderem o seu código/lógica que vc usou.

Sou programadora e estou aqui aprendendo um pouco de outras linguagens.

Obrigado pelo feedback é sempre importante ter essas dicas para eu que estou no início, sempre aprendo algo novo :D