O que fiz foi fazer o teste de condicional if-else se o shift foi pressionado e dentro do bloco adicionei o pincel.arc() e o pincel.fill() em cada condição alterando o tamanho do raio em um deles. Não usei a declaração de uma var específica para substituir o raio, mas obtive o mesmo resultado do instrutor, então tudo bem né? Adicionei a função anterior aprendida de alterar as cores após clicar com o botão direito, assim além de alterar o diâmetro do raio, também altera as cores :)
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgrey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
cores = ['blue', 'yellow', 'red', 'green', 'cyan', 'black', 'white', 'purple', 'orange', 'darkblue', 'pink'];
cor = 0;
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[cor];
pincel.beginPath();
if(evento.shiftKey){
pincel.arc(x, y, 20, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}else{
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
}
function mudaCor(){
cor++;
if(cor>=cores.length){
cor = 0;
}
return false;
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
tela.onclick = desenhaCirculo;
</script>