1
resposta

Fiquei com uma duvida na utilização do tipo_de_imovel.columns.name = 'id' ?

Aqui existia duas colunas ou series foi usado esse código (tipo_de_imovel.columns.name = 'id' ) como o pandas sabia que tinha que mudar a coluna que está sem nome? e como alterar a outra coluna que já tem um nome?

1 resposta

Oi, Marcos! Tudo bem com você?

O método columns.name informa o nome da 1° coluna, no caso a que contém os índices, então é independente se tem ou não nome nela. Esse método é bem legal caso desejássemos manipular nossos dados de outra forma, como em um DataFrame de múltiplos níveis, algo que é mais avançado, mas dependendo da aplicação pode ajudar muito.

Importante ressaltar que esse método não torna o nome que definimos como a referencia aos valores de índices, pois para isso, precisaríamos utilizar o método index.name:

df.index.name = 'indices'

Já para renomear uma coluna que já contém um nome podemos utilizar o método rename do pandas, no qual no parâmetro columns definimos um dicionário especificando como chave o nome da coluna que queremos alterar e como valor o novo nome dela; como também o parâmetro inplace = True que vai permitir que a alteração seja feita também dentro do DataFrame:

tipo_de_imovel.rename(columns = {'Tipo':'Categoria'}, inplace = True)

A tabela tipo_de_imovel acaba tendo a alteração do nome da coluna Tipo para Categoria:

IdCategoria
0Quitinete
1Casa
2Conjunto Comercial/Sala
3Apartamento
4Casa de Condomínio
5Prédio Inteiro
6Flat
7Loja/Salão
8Galpão/Depósito/Armazém
9Casa Comercial
10Casa de Vila
11Terreno Padrão
12Box/Garagem
13Loft
14Loja Shopping/Ct Comercial
15Chácara
16Loteamento
17Sítio
18Pousada/Chalé
19Studio
20Hotel
21Indústria

Espero ter te ajudado. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software