Oi, João! Tudo bem?
Peço desculpas pelo tempo que aguardou por uma resposta.
A decisão de utilizar uma medida em DAX ou utilizar os recursos nativos do Power BI, para apresentar determinados dados, depende bastante do contexto e da complexidade da análise que você está realizando.
Quando você precisa realizar cálculos mais complexos ou criar lógicas personalizadas, é recomendado utilizar medidas em DAX. Isso permite que você tenha mais controle sobre os resultados e possa realizar análises mais avançadas.
Por outro lado, se você precisa apenas lidar com dados com base em critérios simples, utilizar os recursos nativos do Power BI pode ser mais prático e rápido. Logo, você pode utilizar o filtro de "Não" para filtrar apenas as assinaturas que não estão ativas.
Contudo, vale enfatizar que adicionar filtros podem impactar na visualização geral do Dashboard — se tomarmos como exemplo a informação de assinaturas inativas, usar um filtro para obtê-la impactaria no valor referente à porcentagem de assinaturas inativas.
Nesse sentido, João, não há algo concreto, uma vez que cada situação possui necessidades específicas, essa tomada de decisão geralmente surge do nosso contato, no dia a dia, com a ferramenta. Espero que com essa explicação tenha ficado mais claro! Qualquer dúvida, estarei aqui para ajudar.
Abraço!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!