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fill is not defined ou text is not defined

toda vez que eecuto aparece esse erro e não sei como resolver !! //variaveis da Bolinha let xBolinha =300 let yBolinha = 200 let diametro = 15 let raio = diametro / 2

//velocidade da Bolinha let velocidadexBolinha = 8 let velocidadeyBolinha = 8

//variaveis da raquete let xRaquete = 5 let yRaquete = 150 let comprimento =10 let altura = 90 //variaveis do oponente let xRaqueteoponente = 581 let yRaqueteoponente = 150 let velocidadeyOponente; //placar do jogo let meusPontos = 0; let pontosOponente = 0;

let colidiu = false

function setup() { createCanvas(600, 400); }

function draw() { background(0); mostraBolinha() movimentaBolinha() colisaoBolinha() mostraRaquete (xRaquete, yRaquete) movimentoRaquete() //verifica colisao colisaoRaquete() Verificacolisaoraquete(xRaquete, yRaquete) mostraRaquete (xRaqueteoponente, yRaqueteoponente ) movimentaRaqueteoponente() Verificacolisaoraquete(xRaqueteoponente, yRaqueteoponente ) } incluiPlacar ();

function mostraBolinha() {circle(xBolinha,yBolinha ,diametro)}

function movimentaBolinha() { xBolinha += velocidadexBolinha yBolinha += velocidadeyBolinha}

function colisaoBolinha() {if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0 ) {velocidadexBolinha *= -1 }

if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {velocidadeyBolinha *= -1 }}

function mostraRaquete (x,y) {rect (x, y, comprimento, altura)}

function movimentoRaquete(){ if (keyIsDown (UP_ARROW)) yRaquete -= 10

if (keyIsDown (DOWN_ARROW)) yRaquete += 10 }

function colisaoRaquete(){ if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimento && yBolinha - raio < yRaquete + altura && yBolinha + raio > yRaquete ) velocidadexBolinha *= -1 }

function Verificacolisaoraquete(x,y){ colidiu = collideRectCircle(x,y, comprimento, altura, xBolinha, yBolinha, raio); if (colidiu){ velocidadexBolinha *= -1; } }

function movimentaRaqueteoponente (){ velocidadeyOponente = yBolinha - yRaqueteoponente - comprimento / 2 -30 yRaqueteoponente += velocidadeyOponente}

function incluiPlacar() { fill (255); text (meusPontos, 278, 26); text (pontosDoOponente, 321, 26); }

3 respostas

Eaii Caio, beleza? boa noite!

O erro "fill is not defined" ou "text is not defined" ocorre quando você tenta utilizar a função fill ou text sem importar a biblioteca p5.js, que é o conjunto de funções que inclui essas duas funções.

Para corrigir esse erro, basta adicionar a seguinte linha no início do seu código, logo após o setup:

function preload(){}

Essa função é usada para carregar recursos externos, como imagens ou sons, antes da função setup. Ela é opcional, mas é necessária para que você possa usar as funções fill e text.

Bons estudos!

adicionei, mas não mudou nada, continua apresentando o mesmo problema !

//variaveis da Bolinha let xBolinha =300 let yBolinha = 200 let diametro = 15 let raio = diametro / 2

//velocidade da Bolinha let velocidadexBolinha = 8 let velocidadeyBolinha = 8

//variaveis da raquete let xRaquete = 5 let yRaquete = 150 let comprimento =10 let altura = 90 //variaveis do oponente let xRaqueteoponente = 581 let yRaqueteoponente = 150 let velocidadeyOponente; //placar do jogo let meusPontos = 0; let pontosOponente = 0;

let colidiu = false

function setup() { createCanvas(600, 400); } function preload(){}

function draw() { background(0); mostraBolinha() movimentaBolinha() colisaoBolinha() mostraRaquete (xRaquete, yRaquete) movimentoRaquete() //verifica colisao colisaoRaquete() Verificacolisaoraquete(xRaquete, yRaquete) mostraRaquete (xRaqueteoponente, yRaqueteoponente ) movimentaRaqueteoponente() Verificacolisaoraquete(xRaqueteoponente, yRaqueteoponente ) } incluiPlacar ();

function mostraBolinha() {circle(xBolinha,yBolinha ,diametro)}

function movimentaBolinha() { xBolinha += velocidadexBolinha yBolinha += velocidadeyBolinha}

function colisaoBolinha() {if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0 ) {velocidadexBolinha *= -1 }

if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {velocidadeyBolinha *= -1 }}

function mostraRaquete (x,y) {rect (x, y, comprimento, altura)}

function movimentoRaquete(){ if (keyIsDown (UP_ARROW)) yRaquete -= 10

if (keyIsDown (DOWN_ARROW)) yRaquete += 10 }

function colisaoRaquete(){ if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimento && yBolinha - raio < yRaquete + altura && yBolinha + raio > yRaquete ) velocidadexBolinha *= -1 }

function Verificacolisaoraquete(x,y){ colidiu = collideRectCircle(x,y, comprimento, altura, xBolinha, yBolinha, raio); if (colidiu){ velocidadexBolinha *= -1; } }

function movimentaRaqueteoponente (){ velocidadeyOponente = yBolinha - yRaqueteoponente - comprimento / 2 -30 yRaqueteoponente += velocidadeyOponente}

function incluiPlacar() { fill(255); text(meusPontos, 278, 26); text(pontosDoOponente, 321, 26); }

function marcaPonto() { if (xBolinha > 590) { meusPontos += 1; } if (xBolinha < 10) { pontosDoOponente += 1; }

Oi Caio! Tive o mesmo problema e depois vi que foi a chave no lugar errado

seu código -> function draw() { background(0); mostraBolinha() movimentaBolinha() colisaoBolinha() mostraRaquete (xRaquete, yRaquete) movimentoRaquete() //verifica colisao colisaoRaquete() Verificacolisaoraquete(xRaquete, yRaquete) mostraRaquete (xRaqueteoponente, yRaqueteoponente ) movimentaRaqueteoponente() Verificacolisaoraquete(xRaqueteoponente, yRaqueteoponente )} incluiPlacar ();

A chave tem que ir para o final para fechar a função draw -> function draw() { background(0); mostraBolinha() movimentaBolinha() colisaoBolinha() mostraRaquete (xRaquete, yRaquete) movimentoRaquete() //verifica colisao colisaoRaquete() Verificacolisaoraquete(xRaquete, yRaquete) mostraRaquete (xRaqueteoponente, yRaqueteoponente ) movimentaRaqueteoponente() Verificacolisaoraquete(xRaqueteoponente, yRaqueteoponente ) incluiPlacar (); }

Veja se resolve, boa sorte!