3
respostas

Ferramenta para efetuar requisições HTTP.

Bom dia!

Para otimizar e melhor aproveitar o tempo, numa atualização do curso (pois está precisando), melhor que se utilize o REST Client (por exemplo) ao invés do CURL. É super simples e extremamente organizado.

Linha de comando é excelente e imprescindível para um administrador de sistemas, mas não é o foco do curso e mesmo o tutor perde muito tempo com esse ponto.

3 respostas

Opa Adriano, tudo bem?

Acho que sua sugestão faz perfeito sentido, mas no geral, evita-se adicionar mais uma pilha de coisas pra se aprender a usar. O terminal parece assustador, mas ele é bem mais direto do que instalar uma outra coisa, explicar como funciona, etc, etc. Entende?

Boa tarde!

Para mim, terminal não é problema desde o final de 1999. Mas, como pode ser visto nas aulas, há muita perda de tempo digitando e explicando como funciona o shell, explicando a parametrização do CURL e por aí vai. O foco do curso não é esse.

Sendo assim, apenas como sugestão, para uma evolução do material (pois está precisando), melhor utilizar uma ferramenta como o plugin REST Server, por exemplo. Não há perda de tempo e "tudo" se resume a um clique de botão. Não se trata de "uma pilha de coisas para se aprender a usar", mas de uma estratégia mais cômoda, possibilitando manter um foco maior no conteúdo que interessa - NodeJS.

Grato pela atenção.

Entendo Adriano, mas veja, por mais que usemos uma ferramenta que segundo você é mais tranquila de usar, não podemos subtender que todos os alunos achem isso. As experiências são bem diferentes.

Eu por exemplo, ia preferir sim usar o terminal ao invés de procurar um plugin, instalar, talvez lidar com problemas de versão do plugin ou mesmo de indisponibilidade do plugin para todos os navegadores, etc.

Concordo com você, sim, poderia ter sido usado outra coisa e que há uma certa demanda por explicação da ferramenta. Você chama isso de perca de tempo, fica claro que você já tem prática nisso, mas outros alunos podem não ter e acabar aprendendo algo muito útil ali.

As vezes, o que a gente acha que é besteira, é algo muito importante para um outro aluno ou mesmo colega de trabalho na empresa onde a gente tá. Pensa nisso. Tá?