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Feedback sobre o código desenvolvido

Boa tarde!

A forma como desenvolvi o código, não foi necessário criar mais uma função como o instrutor fez, porém, será que a lógica que tive neste exercício da forma como realizei é uma boa prática? Por favor, gostaria de um feedback.

Segue meu código:

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var x;
    var y;  

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaPaletaDeCores() {
        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
        x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha && y >= 55 ) {
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {
        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {
        desenha = false;
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = function selecionaCor(evento){

        console.log( 'x:', x, 'y:', y );

        if( y >= yQuadrados && y <= tamanhoQuadrados ) {

            if( x >= xVermelho && x <= tamanhoQuadrados){
                console.log('xVermelho', xVermelho);
                console.log('x', x);
                corAtual = 'red';

            } else if ( x >= xVerde &&  x <= tamanhoQuadrados * 2){
                console.log('xVerde', xVerde);
                console.log('x', x);
                corAtual = 'green';

            } else if ( x >= xAzul && x <= tamanhoQuadrados * 3 ){
                console.log('xAzul', xAzul);
                console.log('x', x);
                corAtual = 'blue';
            }

        }
    }


</script>

Obrigada!

1 resposta

Olá Thabata, tudo certo?

Poderíamos dizer que é uma boa prática isolar as funcionalidades. Assim é mais fácil de evitar duplicação de código e possíveis bugs. Mas é plenamente possível escrever linha a linha tudo o que será interpretado. Mas além de diminuir a quantidade de código escrito, também garante que as funcionalidades sejam sempre uniformes dentro do mesmo programa, facilitando manutenção e isola as variáveis locais.

A dica que posso dar é que sempre que criar uma funcionalidade ou que todo código que poderá se repetir, é interessante isolar esse código em uma função, pois pode te salvar de bugs de vários tipos.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, estamos a disposição.

Bons estudos!

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