1
resposta

Faz sentido utilizar o Kanban para gerenciar as atividades de vários times de desenvolvimento?

O ponto é: temos vários projetos de desenvolvimento e temos um problema de priorização entre os times, pois, o mesmo profissional A que está no Projeto 1 também participa do 2 e do 3. Nesse caso poderia utilizar o Scrum para gerenciamento interno de cada projeto e o Kanban para gerenciamento dos projetos em geral? Deu para entender o ponto? rs

1 resposta

Oi Kamilla, tudo bem?

Sei que provavelmente você sabe disso que vou falar, mas é meu dever falar mesmo assim (rsrsrsrs): A primeira coisa a ser feita seria tentar diminuir a quase zero os profissionais envolvidos em mais de um projeto ao mesmo tempo. Usando a prática do Método Kanban de limitar o WIP, fazer essa limitação é muito importante.

Abstraindo esse ponto, é possível fazer esse gerenciamento, mas as vantagens estão restritas ao ambiente dos projetos. Por exemplo: Se o ambiente de gerenciamento estiver bem complexo, os ganhos serão pequenos. Talvez nesse caso seria melhor tentar simplificar todo o ambiente de projetos, antes de implantar o Kanban.

Usar Kanban + Scrum é possível, porém é complexo porque demanda conhecimento dos dois modelos de trabalho e isso é bem difícil de gerenciar. (Considerando que implantar um ou outro sozinho já é complexo).

Depois de todas essas considerações, o que mais me parece se encaixar nessa descrição (sem conhecer os detalhes) é um gerenciamento Kanban em "multi-quadros". Para cada um dos times e um roadmap ou algo mais alto nivel para o gerenciamento do todo.

Espero que de alguma forma te ajude, mas fica difícil ser mais específico sem conhecer os detalhes.

Se precisar de mais ajudas, pode responder aqui mesmo :)

Abraços,

Sabino.