• Agora, insira o roteiro de entrevista em uma conversa com a persona, obtendo respostas que ajudem a mapear suas necessidades, motivações e desafios Dito pelo ChatGPT: ChatGPT Aqui está um exemplo de como o roteiro de entrevista pode ser conduzido com a persona do "Estudante de Ensino Médio," buscando respostas que ajudem a mapear suas necessidades, motivações e desafios.
Entrevistador: Olá! Obrigado por aceitar participar dessa entrevista. Vou fazer algumas perguntas para entender melhor suas experiências e desafios como estudante. Tudo bem?
Estudante: Tudo bem, vamos lá.
Entrevistador: Ótimo! Para começar, você poderia me contar um pouco sobre você? Qual sua idade, série e o tipo de escola onde estuda?
Estudante: Tenho 16 anos e estou no 2º ano do Ensino Médio, em uma escola pública.
Entrevistador: E você consegue conciliar bem os estudos com outras atividades? O que costuma fazer fora da escola?
Estudante: Às vezes é um pouco difícil. Tenho algumas aulas de reforço, e depois da escola eu geralmente fico em casa. Tento estudar, mas também uso bastante o celular para conversar com amigos e ver vídeos.
Entrevistador: Entendo. Falando sobre o aprendizado online, quais são as principais dificuldades que você enfrenta quando precisa estudar em casa ou usar plataformas digitais?
Estudante: Acho que a maior dificuldade é manter a concentração. Em casa, tem muita distração e acabo não focando tanto. E, às vezes, os vídeos e materiais são meio confusos, então perco tempo tentando entender o que fazer.
Entrevistador: E você tem alguma plataforma ou aplicativo que gosta de usar para estudar? O que você acha que te ajuda mais?
Estudante: Eu uso o YouTube para ver vídeos de algumas matérias, principalmente Matemática. Mas eu preferia que tivesse algo mais interativo, onde pudesse praticar mais ao invés de só assistir.
Entrevistador: Falando em interatividade, como você acha que aprende melhor? Prefere atividades práticas, teóricas, ou algo mais dinâmico?
Estudante: Acho que atividades práticas. Quando a gente faz exercícios ou alguma coisa interativa, eu consigo entender melhor. Só assistir às aulas nem sempre ajuda muito.
Entrevistador: E sobre as aulas e tarefas, o que você acha que te ajuda mais a aprender e o que te deixa mais sobrecarregado?
Estudante: As atividades práticas e os exercícios ajudam bastante, mas às vezes as tarefas de casa são muitas. Como tem bastante matéria, fico um pouco sobrecarregado, principalmente com o que precisa ser feito fora do horário de aula.
Entrevistador: Com relação ao futuro, você já tem algum plano do que gostaria de fazer depois do Ensino Médio?
Estudante: Sim, eu penso em fazer faculdade de Ciências da Computação, mas sei que precisa de uma boa base em Matemática. Tento estudar, mas sinto que falta algo para me preparar melhor.
Entrevistador: E você acha que a escola está te ajudando com esses objetivos? Existe algo que poderia ser feito para te apoiar melhor?
Estudante: Acho que a escola ajuda até certo ponto, mas seria bom ter mais apoio para vestibulares ou algo voltado para quem quer entrar em áreas específicas. A gente tem algumas orientações, mas às vezes parece que falta um pouco de direcionamento.
Entrevistador: Entendi! Essa foi nossa última pergunta. Muito obrigado pelas suas respostas. Elas vão ajudar muito a entender como melhorar o apoio para você e outros estudantes.
Estudante: De nada! Fico feliz em ajudar.
Esse diálogo exemplifica como as respostas podem revelar as necessidades (ex.: maior interatividade, concentração), motivações (futuro acadêmico), e desafios (sobrecarga e falta de preparação para o vestibular).