1
resposta

Faça como eu fiz: prompts para roteiro de entrevista - parte 2

• Agora, insira o roteiro de entrevista em uma conversa com a persona, obtendo respostas que ajudem a mapear suas necessidades, motivações e desafios Dito pelo ChatGPT: ChatGPT Aqui está um exemplo de como o roteiro de entrevista pode ser conduzido com a persona do "Estudante de Ensino Médio," buscando respostas que ajudem a mapear suas necessidades, motivações e desafios.

Entrevistador: Olá! Obrigado por aceitar participar dessa entrevista. Vou fazer algumas perguntas para entender melhor suas experiências e desafios como estudante. Tudo bem?

Estudante: Tudo bem, vamos lá.

Entrevistador: Ótimo! Para começar, você poderia me contar um pouco sobre você? Qual sua idade, série e o tipo de escola onde estuda?

Estudante: Tenho 16 anos e estou no 2º ano do Ensino Médio, em uma escola pública.

Entrevistador: E você consegue conciliar bem os estudos com outras atividades? O que costuma fazer fora da escola?

Estudante: Às vezes é um pouco difícil. Tenho algumas aulas de reforço, e depois da escola eu geralmente fico em casa. Tento estudar, mas também uso bastante o celular para conversar com amigos e ver vídeos.

Entrevistador: Entendo. Falando sobre o aprendizado online, quais são as principais dificuldades que você enfrenta quando precisa estudar em casa ou usar plataformas digitais?

Estudante: Acho que a maior dificuldade é manter a concentração. Em casa, tem muita distração e acabo não focando tanto. E, às vezes, os vídeos e materiais são meio confusos, então perco tempo tentando entender o que fazer.

Entrevistador: E você tem alguma plataforma ou aplicativo que gosta de usar para estudar? O que você acha que te ajuda mais?

Estudante: Eu uso o YouTube para ver vídeos de algumas matérias, principalmente Matemática. Mas eu preferia que tivesse algo mais interativo, onde pudesse praticar mais ao invés de só assistir.

Entrevistador: Falando em interatividade, como você acha que aprende melhor? Prefere atividades práticas, teóricas, ou algo mais dinâmico?

Estudante: Acho que atividades práticas. Quando a gente faz exercícios ou alguma coisa interativa, eu consigo entender melhor. Só assistir às aulas nem sempre ajuda muito.

Entrevistador: E sobre as aulas e tarefas, o que você acha que te ajuda mais a aprender e o que te deixa mais sobrecarregado?

Estudante: As atividades práticas e os exercícios ajudam bastante, mas às vezes as tarefas de casa são muitas. Como tem bastante matéria, fico um pouco sobrecarregado, principalmente com o que precisa ser feito fora do horário de aula.

Entrevistador: Com relação ao futuro, você já tem algum plano do que gostaria de fazer depois do Ensino Médio?

Estudante: Sim, eu penso em fazer faculdade de Ciências da Computação, mas sei que precisa de uma boa base em Matemática. Tento estudar, mas sinto que falta algo para me preparar melhor.

Entrevistador: E você acha que a escola está te ajudando com esses objetivos? Existe algo que poderia ser feito para te apoiar melhor?

Estudante: Acho que a escola ajuda até certo ponto, mas seria bom ter mais apoio para vestibulares ou algo voltado para quem quer entrar em áreas específicas. A gente tem algumas orientações, mas às vezes parece que falta um pouco de direcionamento.

Entrevistador: Entendi! Essa foi nossa última pergunta. Muito obrigado pelas suas respostas. Elas vão ajudar muito a entender como melhorar o apoio para você e outros estudantes.

Estudante: De nada! Fico feliz em ajudar.

Esse diálogo exemplifica como as respostas podem revelar as necessidades (ex.: maior interatividade, concentração), motivações (futuro acadêmico), e desafios (sobrecarga e falta de preparação para o vestibular).

1 resposta

Olá, Maria, como vai?

Seu roteiro de entrevista está muito bom! Ele apresenta uma sequência clara e cobre pontos essenciais sobre as necessidades e preferências do estudante, desde os desafios de concentração e uso de plataformas digitais até o apoio necessário para o futuro acadêmico. O formato que você usou está adequado para criar um diálogo natural, facilitando que o entrevistado compartilhe informações importantes sobre sua rotina e dificuldades.

Gostaria de sugerir pequenas melhorias para enriquecer ainda mais a coleta de dados:

• Incluir perguntas de aprofundamento: Por exemplo, ao mencionar o uso do YouTube para estudar, você poderia perguntar se o estudante já testou outros tipos de plataformas, como aplicativos interativos ou com quizzes, para entender melhor a preferência por materiais de aprendizado.
  • Desenvolver feedbacks positivos: Ao notar que o estudante se sente mais confortável com atividades práticas, você poderia explorar quais tipos específicos de exercício ele considera mais eficazes, como simulações ou desafios interativos.

Parabéns pelo trabalho! Espero que as dicas ajudem e, se precisar de mais apoio, o fórum está à disposição.