2
respostas

Uso de copilot studio gratuitamente

Pessoal, existe alguma possibilidade gratuita de conseguir usar o copilot studio para fazer o curso da Alura?

se isso não é possível, qual seria a maneira mais barata de fazer isso?

2 respostas

Olá, Claudio! Tudo bem?

É comum que as ferramentas da Microsoft gerem certa confusão, principalmente porque muitas delas exigem contas corporativas e, na maioria dos casos, são pagas.

Tenho em mente que o caminho mais viável é por meio do período de avaliação gratuito oferecido pela própria Microsoft. O Copilot Studio costuma disponibilizar um trial de 30 dias, que em alguns casos pode até ser estendido.
Página oficial: Copilot Studio

Para isso, é importante saber que contas pessoais, como Gmail ou Outlook comum, normalmente não permitem a ativação do serviço. É necessário utilizar uma conta corporativa ou educacional.

Caso você não tenha uma, existem duas alternativas. A primeira é criar uma conta gratuita pelo programa Microsoft 365 Developer, quando disponível:
Join the Microsoft 365 Developer Program

Outra opção e foi essa que melhor deu certo para mim, é iniciar um período de teste do Microsoft 365 Business(aqui pede um CNPJ eu coloquei um de uma empresa qualquer pequena e deu certo):
Experimente gratuitamente

Ao seguir um desses caminhos, você terá um e-mail com domínio corporativo, como seunome@suaempresa.onmicrosoft.com, que permite ativar o Copilot Studio.

Com essa conta criada, basta retornar à página do Copilot Studio que te mandei no primeiro link e habilitar o período de avaliação.

Vale reforçar que, fora do trial, o custo da ferramenta é voltado para empresas e costuma ser elevado. Para estudos individuais, o uso do período de teste acaba sendo a alternativa mais viável.

DICA: Para criar uma conta de avaliação, é necessário usar um cartão de crédito, mas não fui cobrado, e utilizei um cartão de 24h recomendo que faça o mesmo, para evitar qualquer tipo de cobrança posterior. Além é claro de cancelar a assinatura posteriormente.

Uma boa prática é ativar o trial apenas quando você já tiver tempo reservado para estudar, assim consegue aproveitar melhor os dias disponíveis.

É trabalhoso, mas, infelizmente, o Copilot está muito segmentado nesse ramo mais corporativo e acaba tendo esses percalços.

Fiz a conta e deu tudo certo, você também vai conseguir:
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade

OOOH, deu certo. Muito obrigado amigo, cadastrei um cartão temporário para evitar cobranças futuras, estou com o acesso para iniciar o curso. Muito obrigado por enviar o procedimento muito bem escrito, deu tudo certo. Vou começar o curso agora mesmo!