Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Faça como eu fiz: princípios fundamentais

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Acabei de concluir a atividade prática sobre os princípios fundamentais de Engenharia de Prompt e queria compartilhar algumas reflexões sobre os resultados que obtive testando o exercício do jogo "Detetive".

Foi muito interessante perceber na prática como a forma que nos comunicamos com a IA dita a qualidade (e a confiabilidade) da resposta.

1. O Prompt Simples (Direto ao ponto)

Quando testei o primeiro prompt, enviando apenas as dicas e as alternativas, o modelo me entregou a resposta correta de cara: (a) Sim.

Porém, como desenvolvedores, sabemos que confiar cegamente em uma saída sem entender o processamento é um risco enorme. A IA acertou, mas se a lógica fosse um pouco mais complexa, a chance de uma alucinação seria altíssima, pois ela não teve "espaço" para estruturar o raciocínio.

1. O Prompt Estruturado (Chain of Thought / Passo a Passo)

Ao testar o segundo prompt, que obrigava a IA a seguir um procedimento em 3 passos, o resultado foi espetacular. O modelo gerou uma resposta muito mais robusta, fazendo a dedução lógica explicitamente:

Passo 1: Ele isolou a Dica 3 (Coronel Mostarda era o único no observatório) e a Dica 5 (A pessoa com o castiçal estava no observatório).

Passo 2: Ele cruzou as duas informações. Se o Coronel era o único no local e o castiçal estava lá, obrigatoriamente ele estava com o castiçal.

Passo 3: Mapeou perfeitamente para a alternativa (A).

1. Trazendo para o mundo real (Desenvolvimento)

Isso abriu muito a minha cabeça para o dia a dia trabalhando com código. Muitas vezes colamos um bloco de código que está com erro e pedimos: "Corrija esse bug". A IA simplesmente cospe um código novo que, muitas vezes, quebra outras partes do sistema.

Aplicando o que aprendemos nessa aula, fiz um teste com um script meu pedindo para a IA seguir passos estritos:

Primeiro, analise o código e explique o fluxo de dados.

Segundo, identifique o gargalo de performance ou erro de lógica.

Terceiro, reescreva o método aplicando princípios de Clean Code.

Quarto, justifique o porquê a sua solução é melhor.

O resultado foi absurdamente superior! A técnica de quebrar tarefas complexas em subtarefas (também conhecida como Chain of Thought ou Cadeia de Pensamento) é um divisor de águas na forma como consumimos IA generativa.

Alguém mais testou esses princípios em tarefas do trabalho ou do dia a dia? Compartilhem aqui os resultados de vocês!

Um abraço e bons estudos!

1 resposta
solução!

Olá, Weriton. Como vai?

Sensacional o seu relato! Você tocou no coração do que é a Engenharia de Prompt: entender que a IA não é apenas um banco de dados de respostas prontas, mas sim um motor de processamento que se beneficia imensamente de espaço computacional e metodologias lógicas para "pensar".

O seu paralelo entre o enigma do jogo "Detetive" e a resolução de bugs no dia a dia do desenvolvimento de software foi perfeito. Quando usamos o Chain of Thought (Cadeia de Pensamento), forçamos o modelo de linguagem a gerar tokens intermediários de raciocínio. Na prática, cada palavra que a IA escreve explicando o problema serve de contexto para que ela mesma encontre a solução correta logo em seguida, reduzindo drasticamente as alucinações.

Indo Além: Unindo Subtarefas e Exemplos

Como você já dominou a técnica de dividir tarefas complexas em passos estritos, uma excelente prática para elevar ainda mais o nível das suas requisições de desenvolvimento é combinar o Chain of Thought com o Few-Shot Prompting (dar exemplos de antes e depois).

No seu prompt de correção de código, você poderia adicionar uma estrutura de exemplo no início, como:

Aqui está um exemplo de como eu gostaria que você trabalhasse:
[Código de Exemplo Antigo]
[Explicação do Fluxo / Identificação do Erro / Código Limpo e Justificativa]

Agora, faça o mesmo para o meu código real abaixo:
[Seu Código Aqui]

Dessa forma, além de dar os passos lógicos, você também dita o padrão exato de formatação, a profundidade da análise técnica e as diretrizes de design de código (como arquitetura ou padrões de projetos específicos) que deseja receber.

Parabéns pela dedução, pela estrutura do seu post e por incentivar a comunidade a aplicar esses pilares no cotidiano técnico. Essa mentalidade de engenharia faz toda a diferença!

Espero que possa ter lhe ajudado!