2
respostas

Faça como eu fiz: criar conexão

Para fortalecer a confiança e a conexão entre as pessoas de um time e transformá-lo em uma equipe de alta performance, eu apostaria em práticas que valorizam o ser humano antes do profissional. Afinal, equipes de alto desempenho nascem quando existe pertencimento, empatia e um propósito compartilhado.

O primeiro passo seria criar espaços genuínos de diálogo. Reuniões que não se limitem apenas às demandas e resultados, mas que também permitam que as pessoas falem sobre seus desafios, conquistas e aprendizados. Quando cada integrante sente que sua voz é ouvida e respeitada, a confiança se constrói de forma natural e sólida.

Outra prática essencial seria o incentivo à transparência. Isso significa comunicar com clareza as metas, decisões e expectativas, mas também admitir erros e pedir ajuda quando necessário. Um ambiente onde a vulnerabilidade é acolhida e não julgada, se torna fértil para a colaboração verdadeira.

Além disso, investiria em momentos de integração fora do ambiente formal de trabalho. Atividades simples, como almoços em grupo, cafés colaborativos ou dinâmicas de descontração, ajudam a quebrar barreiras, aproximar perfis diferentes e criar laços mais humanos entre os colegas.

Por fim, reconheceria e celebraria cada conquista, por menor que fosse. O reconhecimento sincero motiva, inspira e mostra que cada pessoa é parte fundamental do todo. Quando o time percebe que o sucesso é coletivo e que o esforço individual é valorizado, o comprometimento cresce e o desempenho se eleva naturalmente.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Oi, Fabio! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei muito da sua análise, principalmente quando você destacou a importância de colocar o ser humano antes do profissional. Essa visão mostra sensibilidade e compreensão sobre como a confiança nasce em ambientes onde há diálogo e empatia.

Continue fortalecendo essa mentalidade nas suas interações. Uma dica é experimentar pequenas práticas semanais de escuta ativa — reservar alguns minutos nas reuniões para que cada pessoa compartilhe um aprendizado ou desafio recente. Isso reforça laços e mantém o time conectado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Ei Fabio!
Achei incrível a sua proposta, acho que o caminho é esse mesmo.
Mas antes disso eu mapearia o perfil pessoal e técnico das pessoas, pois para um time de alta performance é necessário quere desenvolver conhecimento e relações interpessoais.
Existe uma grande cobrança de entrega para um time de alta performance, pois normalmente seu custo é elevado e o conhecimento também. Então as pessoas sabem do seu valor e a diferença que fazem.
É necessário que o líder esteja muito preparado, pois a probabilidade de ser um time questionador também é alta, eles sabem executar as tarefas de forma exemplar e questionar da forma certa (por isso são de alta performance).
E para criar o laço de confiança é exatamente o que você falou!