1
resposta

Faça como eu fiz: Abordando situações delicadas

Em situações em que a decisão já está tomada e não pode ser alterada, como uma transferência de colaborador ou um corte de orçamento, é essencial agir com transparência, empatia e respeito. Eu procuraria comunicar a decisão com clareza, explicando os motivos de forma honesta, sem rodeios, mas com sensibilidade. Também abriria espaço para que o time expressasse suas dúvidas, sentimentos e preocupações, mostrando que, embora não tenham participado da decisão, suas vozes ainda são importantes. Isso ajuda a preservar a confiança, reduzir boatos e manter o engajamento mesmo diante de mudanças difíceis.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Caroline.
Concordo com você sobre a importância de agir com transparência, empatia e respeito, especialmente quando lidamos com decisões que já estão tomadas, mas que impactam diretamente o time.
A forma como essas mensagens são comunicadas realmente fazem toda a diferença.
Não apenas para que a equipe compreenda, mas principalmente para que se sintam valorizados e ouvidos.
Criar espaço para o diálogo, mesmo sem há possibilidade de mudança, é uma maneira de manter o engajamento e a confiança.
O acompanhamento após esse tipo de comunicação é essencial.
Estar presente, disponível e atento aos sinais do time pode ajudar a perceber impactos emocionais ou dificuldades de adaptação.
Isso fortalece ainda mais a relação entre liderança e equipe.
Parabéns pela abordagem.
Ela mostra uma liderança consciente, comprometida com as pessoas, mesmo em momentos desafiadores.
Obrigado por compartilhar.
Até...