Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Solucionado (ver solução)

Fábrica de objetos

Oi mestre,

Eu conhecia o factory method mais pelo modelo em que colocamos uma entrada e assim ele decide qual classe deve instanciar.

Na abordagem original, que foi a qual você apresentou, não faz muito sentido para mim ter classes especializadas tanto para a criação do tipo de log em específico quanto para gerenciar tal log. Formatar a mensagem e saber escrever o log são responsabilidades tão distintas a ponto de eu precisar ter duas classes para gerar o log?

4 respostas
solução

Fala, Diego.

Vou ser muito sincero com você: Eu nunca me deparei com um caso onde eu precisasse criar uma AbstractFactory então eu tentei bolar um exemplo pra aplicá-lo.

Nesse caso na vida real eu também não aplicaria esse pattern não. heheheh

O mais importante pra tirar dessa aula é o problema do pattern em si e como ele resolve, e não o exemplo utilizado.

Se não me engano eu falo sobre isso no final desse treinamento. Em alguns momentos eu dei uma forçada de barra pra conseguir aplicar todos os padrões em um único projeto, saca?

Oi mestre,

Hoje eu refaria a minha pergunta com outra questão, eu não tinha entendido muito bem o propósito do pattern original ser dessa forma (conhecia de outras maneiras), mas estava estudando e já compreendo perfeitamente quando aplicar. Ás vezes os patterns mais simples são os mais difíceis de entender do por que existirem.

Finalizei o curso e quero agradecer pela qualidade, você é excelente. Grato!

Fala, Diego. Fico feliz que você tenha conseguido assimilar. O estudo de design patterns é algo contínuo. A gente sempre tem que estar revendo esses conceitos e sempre acaba aprendendo algo novo.

Não sei se é de teu interesse, man, mas tem grupos no Telegram bem legais pra debater sobre programação:

  1. https://t.me/phprio
  2. https://t.me/archDesignOO
  3. https://t.me/phptdd

Obrigado!!