4
respostas

Expressão de Escala

Estou assistindo a aula 11, onde usamos as propriedades mestres, e na aula o Lucas nos ensina a usar a expressão de escala onde todos os quadrados vão obedecer o controlador. Porém no video todos os quadrados dele mantém o tamanho que já estava estabelecido, porém os meus quadrados foram todos para o tamanho 100. Eu acredito que seja um bug, mas queria saber se alguém teve o mesmo problema ou se saberia uma forma de evitar?

4 respostas

Oii, Jildeir! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar sua dúvida conosco.

Sinto muito que esteja com esse bug, realmente pode ser desafiador ajustar alguns detalhes em nosso projeto. E não se preocupe, vou te auxiliar compartilhar algumas formas para evitar:

• Verifique a referência do Slider em cada quadrado: após copiar a expressão, abra a propriedade Scale de cada quadrado e verifique se a referência do Slider está correta. Ela deve estar ligada ao Slider que você criou para controlar a escala individual dos quadrados.
  • Crie uma expressão para cada quadrado individualmente: em vez de copiar a expressão, você pode criar uma expressão para cada quadrado, garantindo que a referência ao "Slider" esteja correta.
  • A expressão transform.scale = thisComp.layer("CTRL_vórtice").effect("Slider Control")("Slider"); está ligando a escala do quadrado ao valor do Slider do controlador CTRL_vórtice.
  • Outra coisa que pode ajudar é verificar se há algum keyframe ou expressão anterior que possa estar interferindo. Às vezes, limpar as propriedades antes de aplicar novas expressões pode resolver o problema.

Caso o bug persista, tente realizar os passos da aula novamente, com bastante cautela e atenção para ter certeza que nenhuma etapa ficou sem fazer ou foi definida incorretamente. Pois é super comum isso acontecer quando lidamos com uma edição que tem vários passos a serem feitos.

Qualquer dúvida, conte conosco.

Bons estudos, Jildeir!

Boa tarde. Eu fiz tudo que me sugeriu, reassisti a aula mas ainda persiste a mudança do tamanho, todos os quadrados ficam com o tamanho 100 a partir do momento que uso a expressão.

Fala Jildelir, tudo certo?

Com as informações que tenho aqui, acredito que entendi o problema.

De ante mão, já quero dizer que você seguiu corretamente o procedimento da aula 11. Veja:

Quando criei o Slider Ctrl na aula, defini que ele iria de 0 a 100. Para entender melhor, esse slider é mostrado para nós como uma alavanca mas o computador vai entender ele como um número que pode variar, então quando uso o pikwhip (aquele botão com simbolo de espiral) ele simplesmente vai falar que a escala tem que ser igual ao valor numerico fornecido pelo slider control. Logo, está correto que os quadrados fiquem com 100% da escala.

Se isso está certo, a pergunta deveria ser: Como eu faço para ter quadrados menores de uma forma que eles tenham 100% na escala? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Com isso em mente, você pode deixar a escalar dessas layers em 100% mesmo, pois a animação precisa rolar com os mesmo número em todas as camadas.

Mas ainda assim, você póde alterar o tamanho de cada quadrado na sessão content da shape layer (isso foi mostrado em uma aula anterior do curso).

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Não tem problema se no seu projeto os quadrados já estão com a expressão ativadas. Agora é só alterar as proporções usando o parametro Size.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Boa noite. Obrigado pela dica, agora sim consegui acertar. Obrigado