1
resposta

explorando as probabilidades IAs

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Luziane. Como vai?

Que registro fantástico! O seu exemplo com a frase "Eu gosto de mergulhar..." ilustra perfeitamente o conceito mais importante deste início de curso: as inteligências artificiais generativas são, fundamentalmente, grandes motores estatísticos de previsão.

Mapear as probabilidades mais comuns e menos comuns ajuda a entender como a IA toma decisões de escrita a cada palavra digitada.

Analisando os dados do seu exercício, conseguimos extrair lições valiosas sobre Engenharia de Prompt:

1. O Bloco das Probabilidades MAIS Comuns

Quando a IA calcula que o complemento para a frase é "no mar" (35%), "nos meus pensamentos" (25%) ou "no silêncio" (15%), ela está recorrendo aos padrões linguísticos mais repetidos nos bilhões de textos com os quais ela foi treinada na internet. São associações lógicas e literais (como mar) ou metáforas muito populares na literatura (como pensamentos e silêncio).

2. O Bloco das Probabilidades MENOS Comuns

Aqui é onde mora a mágica! Frases como "no cheiro do café recém-passado" (0,8%) ou "nas entrelinhas da vida" (1,5%) são poeticamente ricas, mas estatisticamente raras.

No dia a dia do mercado, quando queremos que a IA saia do óbvio e gere textos publicitários criativos, roteiros originais ou ideias de inovação, o nosso papel como engenheiros de prompt é configurar o modelo para que ele "arrisque" e escolha justamente essas opções do bloco de baixo.

3. Conectando com a Temperatura do Modelo

Como você verá ao longo das aulas, nós controlamos de onde a IA vai tirar as respostas usando um parâmetro chamado Temperatura:

• Temperatura Baixa (próxima de 0): A IA vai se manter firme no bloco das Mais comuns. Ela sempre completará com "no mar" ou "nos meus pensamentos". É a configuração ideal para relatórios de negócios, códigos de programação e respostas factuais.
  • Temperatura Alta (próxima de 1): A IA ganha a liberdade de explorar a "cauda longa" da estatística, escolhendo termos como "no barulho da chuva" ou "no impossível". É o modo criativo ativado!

Parabéns por realizar o experimento de forma tão clara e bem estruturada. Entender essa dinâmica probabilística é o primeiro passo para dominar a arte de criar prompts eficazes!

Espero que possa ter lhe ajudado!